Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Amigos e colegas da Sesapi se despedem de Ana Eulálio
Ela deixa o cargo para assumir a secretaria de saúde do município de Picos
Amigos e colegas de trabalho da Secretaria de Estado da Saúde se despediram, nesta quarta-feira (19), da diretora de unidade e planejamento da Sesapi, Ana Eulálio. Ela, que ingressou na pasta em 2003, deixa o cargo para assumir a secretaria de saúde do município de Picos, no sul do estado.
“Picos vai ganhar um gestora a altura que a população merece. A saúde pública agradece, em todos os níveis de gestão e complexidade”, afirmou Valtania Barros, da DUP.
Texto em homenagem a Ana Eulálio assinado pela equipe da DUP
Caríssima Ana Eulálio,
Neste momento gostaríamos de externar pra você algo mais formal e pensamos como poderia ser: um Ofício! Um Plano Operativo! Um RAG! Ou que tal um relato sobre quase uma década de convivência, de trabalho, dedicação, amizade e superação.
Foi assim que a Ana chegou nesta casa (SESAPI), em janeiro de 2003 com a missão de conduzir o planejamento da SES. Com características marcantes: trabalhadora, responsável, vaidosa e muito competente, ao tempo que todas estas características a torna segura e desafiadora, pois a gestão que a convidou foi muito feliz nesta escolha. Em 2003 a legislação vigente era a NOAS-01/02 que avança nas estratégias de implementação do SUS (REGIONALIZAÇÃO e INTEGRALIDADE) e pra isso aconteceram vários cenários importantes tais como: reuniões, seminários regionais, como exemplo: O Seminário da Serra da Capivara que além do trabalho técnico ouve momentos turísticos que proporcionou uma divulgação muito grande do potencial do Piauí frente à equipe do ministério da saúde ao ponto de sentirem confiança e gerou um aporte de recursos financeiros denominados de recursos para a regionalização do estado do Piauí. Foi o único estado que recebeu este recurso e daí então o Planejamento começava a sentir o gostinho de independência. Antes, tudo que iríamos realizar era necessário recorrer aos demais departamentos pedindo socorro.
Logo depois veio o Pacto pela Saúde/2006, mais uma vez o planejamento adquire maior importância, na medida em que se configura um relevante mecanismo de gestão no estado do Piauí. E ao se falar em Pacto pela Vida no estado do Piauí a Ana é a porta voz de explicitação do Pacto: em palestras, aulas, seminários até mesmo em produção de vídeo...Esta é a ANA.....Em se falando em planos projetos e convênios foi de uma capacidade tão grande que a SES, durante esta década, angariou um aporte financeiro muito representativo para a gestão do SUS/PI. É importante lembrar o zelo com patrimônio publico e a transparência que conduziu durante sua gestão.
A saída da Ana vai deixar uma lacuna muito grande tanto na SES como nos nossos corações.
Agradecemos-lhe pela sua dedicação durante estes anos em nos proporcionar momentos de alegria com a transmissão de seus conhecimentos que muito nos enriqueceu com a sua presença e seu saber.
Picos vai ganhar um gestora a altura que a população merece. A saúde pública agradece, em todos os níveis de gestão e complexidade.
E o que dizer do Decreto 7508, das Redes e do Quali-SUS? Aguardem cenas dos próximos capítulos.
Sendo o que temos para o momento, abraçamo-nos, com afeto e com carinho.
Equipe do Planejamento Dez/2012