Os municípios do território Entre Rios recebem, a partir do dia 18 de janeiro, a visita de consultores técnicos da Coordenação Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para avaliação de monitoramento da Central de Regulação. A visita tem por objetivo cumprir etapas de estrutura, fiscalização de equipamentos e operacionalização para que o Samu permaneça com a continuidade de suas atividades.

A coordenadora Estadual do Samu, Cristianne Rocha Leal, explica a importância dos gestores municipais estarem trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a fim de manter os serviços em pleno funcionamento. “É bem verdade que no interior do Estado a mudança política por conta das eleições as vezes atrapalha o andamento dos serviços, mas estamos iniciando este monitoramento naquelas bases em que o município elegeu um novo prefeito para mostrar exatamente a importância de se manter uma equipe bem capacitada”, frisa a coordenadora.

De acordo com Christianne Rocha Leal, das 45 bases descentralizadas do Samu, 29 estão localizadas em cidades que elegeram novos prefeitos e, por conta disso, a recomendação é que, mesmo com a mudança de equipe, o gestor deva previamente capacitar os novos profissionais.

“O serviço de Urgência tem todo o apoio da Sesapi. Nossas capacitações recebem toda a instrução necessária. Por isso é preciso que, caso o prefeito venha mudar a equipe que já passou por todo o treinamento obrigatório, treine os novos ‘samuzeiros’ para assim não prejudicar o andamento dos serviços”, ressalta.

As visitas de monitoramento estão previstas para acontecer a partir da segunda quinzena de janeiro. A coordenação Estadual do Samu pretende visitar uma média de três municípios por semana.

Por Adriano Magno