Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
LACEN está entre os oito melhores laboratórios públicos do país
O laboratório central saiu da classe A para E, onde só existem oito laboratórios no país
O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga, o LACEN, está entre os oito melhores laboratórios públicos do país. A mudança de certificação foi anunciada este mês pelo Ministério da Saúde, através da portaria 2.606 que classifica, desde 2005, a partir da análise dos dados relativos à população e a extensão territorial de cada Estado, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública do país.
“O Lacen passou por uma série de intervenções para chegar a esse nível. Saímos da classe A para E, onde só existem oito laboratórios. Os investimentos realizados para aumentar o quantitativo de exames, como a implantação dos laboratórios de DNA, H1N1, foram de grande importância para esta conquista”, relata a diretora, Symonara Karina.
Segundo Symonara, a mudança vai implicar em mais recursos para o LACEN, repassados pelo Ministério da Saúde. “Tivemos que fazer uma transformação do laboratório. Colocamos um programa de resíduos sólidos, contratamos duas empresas para certificação e controle de qualidade dos exames, além dos equipamentos utilizados nas análises”, diz a diretora, acrescentando que para 2013 novos veículos serão adquiridos para o laboratório.
Dentre os serviços oferecidos pelo laboratório está a realização de teste do pezinho, investigação de paternidade (DNA), HIV, hepatite C, além de virologia para dengue, sarampo, rubéola, citomegalovírus, hepatites virais (A, B e C), sífilis, doença de Chagas, toxoplasmose, leishmaniose (cutânea e visceral), leptospirose, dentre outros. O Lacen realiza, ainda, análise de controle em produtos e serviços.
Em 2012, o laboratório realizou cerca de 107.000 exames. “Foram várias metas estabelecidas e cumpridas neste ano. A equipe de profissionais contribuiu de forma extraordinária para que esses serviços pudessem se concretizar. Tanto que conseguimos automatizar o laboratório de Imunologia, obtendo em nossa estrutura a aquisição de novos equipamentos para realização de vários exames, dentre eles, exames de Hepatite virais”, pontua, Symonara Karina, diretora do Lacen.
Exame de DNA grátis para todo o Estado
Na área de investigação de paternidade, o Lacen trabalha em parceria com a Defensoria Pública do Estado. Desde a implantação do laboratório de DNA, um dos mais modernos do país e o único do Nordeste pertencente a rede pública, foram realizados um total de 287 exames de DNA. “O que antes demorava semanas, agora não tarda mais que três dias. Essas demandas são apenas aquelas que chegam da Defensoria Pública, porque se formos contar com as mostras dos mutirões, esse número chega a dobrar. O resultado desse tipo de exame é feito por profissionais altamente treinados e a garantia de acertos é de praticamente 100%”, frisa a diretora.
De acordo com Symonara Karina, além de uma total reestruturação nos setores e na Triagem Neonatal, a capacitação dos profissionais do Lacen foi outra ação que permitiu a expansão dos serviços para a população de todo o Estado. Symonara afirma que o aumento na quantidade de exames realizados se deve também ao empenho da secretaria de Estado da Saúde em levar qualidade nos equipamentos e nos treinamentos dos servidores.
“Graças ao apoio e atenção da Sesapi nossos profissionais foram capacitados com os melhores especialistas laboratoriais do Brasil. Com a aquisição de novos aparelhos e capacitação de nossos servidores, conseguimos num menor espaço de tempo atender praticamente toda a demanda da rede pública. No que se refere a diagnóstico e monitoramento de doenças e agravos realizamos um total de 71.140 exames, atendendo assim as inúmeras ações de interesse da população que nos procura”, destacou.
Em 2013, o Lacen deve automatizar seu setor de microbiologia e de análise de tuberculose, além de oferecer e facilitar os exames do período pré-natal das grávidas no interior do Piauí. “Vamos distribuir papel filtro para a coleta das amostras no interior e esse envio pode ser feito gratuitamente através do Correios, diminuindo os gastos de deslocamento dessas gestantes e garantindo a segurança dos seus exames pré-natal”, explicou Symonara.
O Lacen-PI foi inaugurado em setembro de 1977, integrando desde sua inauguração o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O Laboratório comemora este ano 35 anos de atuação no Piauí.
Por Adriano Magno