“Antes de pular o Carnaval, dê um pulo no Hemopi”. Esse é o slogan da nova campanha do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), voltada para diversas atividades no período que antecede o Carnaval 2013, quando são maiores as demandas dos setores médicos para atendimento das vítimas de acidentes e outros casos graves que exigem a transfusão de sangue.
Para garantir o estoque de sangue, o Hemopi vem trabalhando desde o dia 20 de novembro do ano passado, com a realização de campanhas de coletas externas de sangue, no interior e na capital do Estado. “Os trabalhos devem ser intensificados já na segunda quinzena deste mês e também durante o Corso de Teresina, onde tivemos êxito no ano passado, com divulgação de cartazes e a própria coleta dos foliões, uma semana antes do evento”, relembra Maria Teixeira, servidora do Centro.
Além do período carnavalesco, o Hemopi realiza, sistematicamente, campanhas educativas, como os projetos que acontecem em parceria com a Justiça Itinerante, além dos trabalhos de divulgação sobre a doação de sangue e cadastro de medula óssea. No interior, reforça as doações através da Rede de Hemocentros, presentes nas cidades de Picos, Floriano e Parnaíba.
Os estoques de bolsas de sangue do Hemopi são considerados estáveis, mas, mesmo assim, as campanhas precisam ser feitas de forma constante, para garantir a oferta. A preocupação, neste momento, é conseguir sangue dos tipos negativos, já que eles estão presentes em menor porcentagem na população.
Atualmente, o Hemopi tem mais de 270 mil doadores cadastrados, no entanto, apenas parte deles doa com regularidade.
Por Adrianno Magno