Pacientes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) estão passando por exames pré-operatórios nesta sexta-feira (11) para participarem amanhã, sábado (12), da primeira etapa, em 2013, dos mutirões ortopédicos de alta e média complexidade, que estão sendo realizados pelo Serviço de Ortopedia do HGV. A previsão é superar os números do último mutirão, quando 42 pessoas passaram por cirurgia.

Segundo o diretor geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão, 38 pacientes do HUT já estão internados no Hospital e os mutirões são parte das ações conjuntas do Governo do Estado e Prefeitura da Teresina, para agilizar e ampliar o volume cirúrgico em ortopedia, cujo aumento da demanda se deve, principalmente, aos acidentes de trânsito, cada vez mais frequentes e graves.
 
“Nosso planejamento tem como objetivo aliviar a demanda reprimida do Ambulatório Integrado do HGV (Prédio Azul) e, principalmente, desafogar o HUT, fazendo com que haja uma maior liberação de leitos de urgência e emergência para outros pacientes que procuram aquele Hospital. Por isso, estamos destinando todos os esforços para que essa resolubilidade aconteça”, explica.
 
Ainda de acordo com Iglézias, os pacientes do HUT foram selecionados mediante uma avaliação médica de profissionais do próprio Hospital.
 
 
Por Solinan Barbosa