O ano de 2013 será marcado pelo fortalecimento de ações da Comissão Estadual do Banco de Leite Humano. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos Bancos de Leite Humano e postos de coleta. A comissão, instituída desde 2011, tem a finalidade de prestar assessoramento no planejamento, controle e avaliação das ações de promoção do aleitamento materno e doações de leite humano.

Atualmente, o Piauí tem dois Bancos de Leite Humano, sendo um localizado em Teresina, na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), e outro no município de Parnaíba, na Maternidade Marques Bastos. Na capital, existem ainda três postos de coleta.
 
A comissão é composta por membros da Coordenação de Ações de Saúde e da Criança e Adolescente, do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), da Vigilância Sanitária e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
 
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da MDER, Vanessa Paz, a promoção do aleitamento e sensibilização para a doação de leite humano são ações prioritárias da comissão. Isso porque são inúmeros os benefícios proporcionados pela amamentação, tanto para a mãe, quanto para o bebê.
 
“É uma organização que vem dar apoio técnico e científico, que vai atuar com caráter educativo, apoiando bancos de leite e postos de coleta nos processos de articulação e mobilização das diversas ações desenvolvidas junto ao Governo e sociedade”, destaca Vanessa.

 

Por Carol Durães