Em reforço ao Dia Mundial da Não Violência, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realizará atividades durante toda a quarta-feira, 30 de janeiro. O dia foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz alusão à morte do pacifista Mahatma Gandhi.

De acordo com a responsável técnica estadual pelas Doenças e Agravos Não Transmissiveis, Edna Alburqueque, a prioridade é  atentar para a violência no Trânsito, uma vez que a principal causa de morte em 2011 foi acidente de trânsito. “O motociclista representou 56% das vítimas e destes, 76% era do sexo masculino”, comenta.

A mobilização acontecerá a partir das 8h no anexo do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, localizado no centro sul da Capital.  Além da Sesapi, a mobilização também contará com a parceria do Detran, Strans, Seduc, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Prefeitos e OAB.

A identificação dos sinais de violência é um dos papeis fundamentais dos profissionais de saúde. No entanto, toda a população de Teresina está convidada a participar da mobilização contra a violência.

Por Flalrreta Alves