Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Após reforma, Hospital Infantil chega a 1700 consultas por mês
Nesta quinta-feira (31), o governador Wilson Martins esteve no HILP para ver de perto as mudanças
O Hospital Infantil Lucídio Portela deu um salto no atendimento pediátrico no Piauí. Após a reforma da enfermaria, ambulatórios, centro cirúrgico e UTI, a unidade de saúde saiu de 450 consultas por mês para 1700. Nesta quinta-feira (31), o governador Wilson Martins esteve no HILP para ver de perto as mudanças, que contemplaram ainda outros setores. Todo o hospital passou a ser climatizado, berços, camas, poltronas foram substituídos, ambulatórios passaram a ser informatizados, o lixo começou a ser coletado de forma seletiva, além da abertura de duas novas enfermarias.
"O Hospital Infantil hoje está muito mais humanizado. Conquistamos de volta a autoestima dos médicos e a credibilidade que estava arranhada por vários anos. Foram investidos aqui recursos significativos para melhorar o atendimento nas enfermarias, ambulatórios, reformamos e equipamos a UTI e o centro cirúrgico. As mães que acompanham seus filhos têm aqui um acolhimento significativo. Acabamos com a fila de cirurgia ortopédica. O que era uma reclamação passou hoje a ser uma satisfação. Eu chamo isso de revolução, revolução para o bem”, disse o governador, que durante a visita conversou com pacientes e questionou alguns deles sobre o atendimento.
O secretário de saúde Ernani Maia, que acompanhou o governador durante a visita, disse que o Hospital Infantil é referência em alta e média complexidade. “Principalmente na área de cirurgia, o maior volume de atendimento. É um hospital que foi reformado, adequado. Estamos avançando em várias especialidades, como na urologia infantil, sem falar no ganho de recursos humanos com as melhorias. Já temos um projeto pronto de ampliação desse hospital para permitir que ele dobre o número de leitos e tenha condições de prestar atendimento por mais tempo na parte pediátrica, não só de cirurgias, mas também da parte clínica”, afirma o secretário.
Para o diretor do HILP, Ednaldo Miranda, o hospital está funcionando a pleno vapor. "Tínhamos sérias dificuldades de estrutura, profissionais, equipamentos e o governador junto com o secretário traçaram a meta de colocar o hospital novamente nos trilhos. A nossa capacidade instalada é de 60 cirurgias por semana, o que não quer dizer que por ai não exista criança precisando de cirurgia. É por isso que vamos apresentar ao governador o projeto de ampliação para criarmos novos leitos”, explica o diretor.
Com o projeto executado, o HILP deve dobrar o número de leitos. Ainda em fevereiro, novas melhorias devem ser entregues à população, como lavanderia, central de esterelização, sala de aula hospitalar e brinquedoteca. “Temos recursos aprovados para médio prazo a gente criar 11 novos leitos de UTI e 20 em enfermarias”, ressalta Ednaldo.
No último dia 17, o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) realizou o primeiro procedimento cirúrgico de Nefrolitotripsia Percutânea, tratamento indicado para cálculo ou litíase, popularmente, conhecido como pedras nos rins.