Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HILP forma dois primeiros residentes em cirurgia pediátrica do PI
Ivo Lima Viana e Marcos Danilo passaram 3 anos no hospital aperfeiçoando o conhecimento na área
O Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) formou, nesta quinta-feira (31), seus dois primeiros cirurgiões pediátricos. A especialidade é considerada escassa no estado. Ao todo, o Piauí possui apenas 11 profissionais. Ivo Lima Viana e Marcos Danilo passaram 3 anos no hospital aperfeiçoando o conhecimento na área. Os dois obtiveram a graduação na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
“É um desafio. Para chegarmos hoje aqui, primeiro passamos 2 anos realizando cirurgias gerais. Nos deparamos nesses 3 anos com vários casos que acometem desde o recém-nascido ao adolescente”, relata Marcos Danilo.
Por estarem há 3 anos no HILP, os cirurgiões vivenciaram de perto os momentos de crise da unidade de saúde. “Melhorou bastante. É o único hospital pediátrico do estado, a demanda é muito grande”, destaca Ivo Viana.
Segundo o diretor do hospital, Ednaldo Miranda, os profissionais vão trabalhar na implantação do serviço pediátrico ortopédico de Floriano, que começará a funcionar em breve.
“Hoje estamos formando os dois primeiros cirurgiões pediátricos do Piauí. A partir de amanhã, teremos mais dois profissionais no mercado. Eles vão começar a cirurgia pediátrica em Floriano”, finalizou.