A 12ª. Coordenação Regional de Saúde, com sede em São Raimundo Nonato, Sul Piauiense, realizou no último dia 07, na Unidade Escolar Edith Nobre de Castro, um encontro com os municípios pertencentes ao Território Serra da Capivara, para discussão da portaria nº. 3.088, de 23 de Dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que trata sobre o acolhimento e atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na oportunidade, os municípios presentes também contribuíram com informações necessárias para a elaboração da Matriz Diagnóstica para a RAPS, apresentando suas necessidades. “A reunião foi bastante participativa. Estiveram presentes secretários municipais de Saúde, de Assistência Social, profissionais diversos, como Assistentes Sociais, Psicólogos e Enfermeiros, além de representantes do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, do SAMU, do CAPS II, do NASF, do CRAS e do CREAS”, disse Samara Moura, coordenadora responsável pela 12ª Regional de Saúde.
 
O Ministério da Saúde e as Secretarias de Estado da Saúde (SES) têm mantido esforços conjuntos, em parceria com os municípios, no sentido de implantarem as Redes de Atenção à Saúde, em especial, a Psicossocial, tendo em vista a elevada demanda de pacientes e pessoas com problemas mentais ou relativos ao consumo de drogas, lícitas e ilícitas. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Atenção à Saúde Mental, está à frente desse processo. “Nós estamos cumprindo todas as diretrizes e passos determinados pelo Ministério. A meta é garantir uma atenção de melhor qualidade e eficiência a toda a população”, enfatizou Leda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental.

 
Por Flávio Moura