Solinan Barbosa/HGV HGV adquire moderno aparelho de hemodinâmica O aparelho chegou na manhã desta quinta-feira (21)

O Hospital Getulio Vargas (HGV) recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), um moderno aparelho de hemodinâmica. O equipamento, importado da Alemanha, será destinado à assistência dos pacientes do Serviço de Cardiologia, criando as condições necessárias para que o Hospital comece a realizar cirurgias cardíacas.  O HGV terá o primeiro serviço de cirurgia cardíaca público funcionando no Piauí.

Segundo o diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, a chegada do aparelho vai dar maior rapidez, eficiência e segurança no tratamento das doenças coronarianas, pois permite o diagnóstico em tempo real. A máquina é considerada  o que há de mais moderno no mercado para o procedimento de hemodinâmica.

“Os próximos passos serão o de montagem do equipamento, realizada por técnicos especializados, demonstração técnica e treinamento dos profissionais para manuseio do aparelho. Cumpridas essas etapas, teremos todas as condições de começar a executar procedimentos cirúrgicos cardiovasculares”, enfatiza.

Ainda de acordo com Iglézias, o espaço físico onde funcionará o Serviço Cirúrgico de Cardiologia está praticamente pronto. Ocupando o espaço onde antes ficava o Pronto Socorro, contará com duas salas cirúrgicas especialmente para o serviço. Além de duas Unidades de Terapia Intensiva, sendo uma de adulto com dez leitos e outra infantil, com sete leitos.  

“Esses avanços estão possibilitando ao Hospital criar um novo perfil de atendimento em alta e média complexidade. Para isso, o Governo do Estado, través da Secretaria Estadual da Saúde (sesapi), prioriza a melhoria na infraestrutura física e na aquisição de modernos equipamentos, que proporcionam uma assistência de melhor qualidade e agilidade nos diagnósticos dos usuários”, conclui o diretor.

Por Solinan Barbosa