Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi implanta Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica
O Piauí será o 12º estado a implantar o sistema, denominado Horus.
O Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS (Qualifar-SUS) em 2009 e desde então vem expandindo o Sistema em todo o Brasil. O Piauí, através da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), da Secretaria de Estado da Saúde, será o 12º estado a implantar o sistema, denominado Horus. O sistema é destinado a qualificar a gestão dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS).
A apresentação do Horus foi realizada na manha desta segunda-feira, 25, no auditório da Escola Fazendária e teve a colaboração de dois técnicos do Ministério da Saúde. “O objetivo da ação é aprimorar a distribuição de medicamentos, principalmente em localidades mais carente do país, ampliando e tornando mais eficiente o acesso da população a esses produtos”, destaca o farmacêutico do Ministério da Saúde, Rodrigo Rodrigues.
De acordo com o responsável pela execução do programa, Leonardo Tavares, o programa vai ser executado por meio de quatro eixos – “estaremos durante dois dias explicando todas as etapas do processo para a implantação do Horus, desde os cuidados, estrutura e informação até ações de estruturação física dos serviços de assistência farmacêutica, de capacitação e de aprimoramento dos processos e práticas de trabalho adotados pela gestão local”, frisa o programador do Ministério da Saúde.
A diretora de Assistência Farmacêutica da Sesapi, Natalia Ayres, ressalta a importância da instalação do Programa para a melhoria do atendimento aos 12.000 pacientes de todo o Piauí. “A idéia é que até o final de março, todo o sistema já esteja implantado. Estaremos realizando a capacitação de nossos servidores a fim de promovermos a adoção de boas práticas farmacêuticas e com isso garantir uma melhor estruturação das unidades de saúde onde os medicamentos serão retirados pelos usuários de todo o Estado”, declara a diretora.
No país, inicialmente serão executadas ações de estruturação em 20% dos municípios do programa Brasil Sem Miséria com até 100 mil habitantes. Serão contemplados 453 municípios – 377 com até 25 mil habitantes, 56 com 25 a 50 mil habitantes e 20 com 50 a 100 mil habitantes.Desde 2009 estão sendo capacitados profissionais de todo o Brasil por meio do curso à distância do sistema HÓRUS.O Ministério da Saúde prevê o investimento de R$ 17 milhões no programa.
EFICIÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO – Entre os benefícios que o Qualifar-SUS traz, está o estímulo à implantação, nos municípios participantes, do sistema HÓRUS, software desenvolvido pelo próprio Ministério da Saúde usado na gestão do fluxo de medicamentos e insumos, e que permite o controle de estoque, o conhecimento do perfil de consumo, o acompanhamento do uso dos medicamentos, entre outras vantagens.
Por Adriano Magno