Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital Getúlio Vargas avança para conclusão do processo de Acreditação
O HGV se tornará, ainda mais, uma instituição de referência, com ambiente seguro, com riscos reduzidos
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu na manhã desta segunda-feira (25) a visita da comissão de avaliação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante nacional da Joint Commission International (JCI), a mais importante entidade mundial para Acreditação hospitalar. A visita acontece até a próxima quinta-feira (28) e faz parte do processo de Acreditação do HGV, em curso desde outubro do ano passado.
A comissão, integrada pelo médico Roberto Vincent, a enfermeira Cláudia Sá e a administradora Luciana Nigri, teve como primeiro compromisso uma reunião no auditório do Hospital, coordenada pelo diretor-geral, Carlos Iglézias Brandão, a diretora-administrativa, Cássia Barradas, e a gerente de Enfermagem, Cecília Rocha. Participaram da reunião, ainda, coordenadores e supervisores. Na oportunidade, o diretor-geral fez uma apresentação formal do HGV.
A condutora da comissão, enfermeira Cláudia Sá, explicou que a visita tem um caráter educativo, visando conhecer a instituição e seus processos, focando, sobretudo, a parte clínica e administrativa. “Nosso objetivo é fazer uma avaliação e diagnóstico, identificando os possíveis problemas e auxiliando o Hospital em seu processo de melhoria contínua”, destacou.
Ainda no período da manhã, a equipe se encontrou com o Grupo Condutor para revisão de documentos referentes ao processo. Em seguida, a reunião com o Grupo Facilitador, sobre indicadores, planos e melhorias de qualidade. Na parte da tarde está prevista uma visita predial e o rastreamento da assistência de pacientes.
“A partir desse diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, será possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e, assim, desenvolvermos um plano de ação capaz de promover a efetiva melhoria do nosso desempenho, abrangendo todos os serviços e segmentos existentes”, disse o diretor-geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão.
Acreditação é um processo no qual uma entidade, geralmente, não-governamental, separada e independente da instituição de saúde (que será Acreditada), avalia a instituição de saúde para determinar se ela atende a uma série de pré-requisitos (padrões) criados para garantir um ambiente seguro, reduzindo os riscos aos pacientes e profissionais.
Por Solinan Barbosa