A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental, está reforçando o combate à Dengue em quatro cidades do Piauí. São Raimundo Nonato, Pimenteiras, Pedro II e Regeneração estão recebendo semanalmente equipes de profissionais que auxiliam no combate ao Aedes Aegypti.

Segundo o coordenador estadual de Vigilância Ambiental, Inácio Lima, dois fatores tem dificultado a diminuição dos casos da doença. Um é a mudança das equipes, o outro, a chegada das chuvas.

“É incrível como a remoção desses agentes prejudica o trabalho de prevenção a Dengue. Mesmo que os casos tenham aumentado, em relação ao ano passado, sabemos que, embora timidamente, atingimos uma média de mais de 90% na diminuição desses casos. Por isso, nossa rotina de trabalho não para até porque de acordo com o Ministério da Saúde, somos o Estado nordestino que ainda lidera a lista de notificações”, ressalta o coordenador.

De acordo com o coordenador, o monitoramento possibilitou constatar uma infestação altíssima no município de Regeneração. “Descobrimos que a porcentagem de infestação nos domicílios daquela cidade já estava na casa dos 12%, quando o permitido pelo Ministério da Saúde é de apenas 3%. Daí mais uma vez a importância de se fazer a limpeza através das equipes de endemias”, frisa.

Além do monitoramento, a Sesapi vem reforçando outras ações em todas as cidades, principalmente naquelas consideradas prioritárias. “Estamos com carro fumacê nesses quatro municípios, além da visita inloco. Seguimos prestando assistência na limpeza urbana, inspeção de domicílios e esclarecimentos à população, fortalecendo assim o combate ao mosquito”, finaliza Inácio.

Por Adriano Magno