A IV Coordenação Regional de Saúde do Piauí firmou uma parceria com a Prefeitura de Teresina e juntas vão realizar nos dias 28 de fevereiro e 1º de março um mutirão de limpeza na Vila São Raimundo III, localizada no bairro Dirceu, zona Sudeste da capital. A equipe fará um trabalho de capina, varrição e limpeza das ruas.

O coordenador da IV CRS, Vinícius Oliveira, destacou a importância da limpeza pública no bairro e fez uma avaliação positiva do mutirão,  que visa também conscientizar a comunidade sobre a dengue. “A ideia não se concentra apenas na ação imediata, mas também em conscientizar a população para colaborar com a manutenção das ruas sempre limpas, melhorando o aspecto visual e, principalmente, a qualidade de vida. Pedimos o apoio da população, pois acima de tudo é um trabalho educativo, coletivo e de âmbito social, necessitamos da colaboração de todos”, assegura.

De acordo com o gerente de Serviços Urbanos da SDU-Sudeste, Dercio Ribeiro, a ação vai mobilizar mais de 100 garis e vai contar com a ajuda de um caminhão caçamba para retirar o lixo e entulho acumulados no bairro. Agentes da prefeitura passarão de casa em casa com sacos de lixo. Para maior eficiência da operação, a Prefeitura solicita aos moradores que coloquem nas suas calçadas, já na noite da quinta-feira anterior à data da coleta, os materiais a serem recolhidos.

A IV CRS solicitou, também, à Prefeitura a melhoria das condições de  acessibilidade no bairro "queremos ajudar a promover melhoria no bairro, como a execução de rebaixos de calçada e rotas acessíveis, de acordo com as normas e legislações vigentes. Assim, as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida terão maior facilidade ao transitarem livre e independentemente por logradouros e vias com segurança. Além disso, este processo possibilitará que as pessoas portadoras de deficiência  integrem-se de forma mais adequada ao meio em que vivem, facilitando o seu dia a dia de trabalho", declara Vinícius.

Outro pedido feito pela IV CRS à Prefeitura é que seja estudada a instalação de um semáforo ou rotatória na BR 343 que dá acesso ao bairro Dirceu, onde fica localizada a IV Coordenação Regional de Saúde.  "Ali, é passagem para o Distrito Industrial, carretas e mais carretas passam pelo local. Nós temos os trabalhadores, os moradores que sofrem com isso, mas não apenas eles, mas todos que por ali passam. É uma situação delicada, pelo fluxo de veículos. Por isso eu faço essas indicações", finaliza Vinícius.

Michele Furtado