Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Prosar: Piauí mostra resultado positivo em avaliação do Banco KfW
No Piauí cerca de 50 mil pessoas são beneficiadas pelo programa, que conta com 25 obras em andamento
No último dia 28 o Piauí recebeu a visita de executivos do banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), que fizeram uma avaliação sobre o andamento das obras e ações do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural, o Prosar-PI. No Piauí cerca de 50 mil pessoas são beneficiadas pelo programa, que é resultante de uma cooperação financeira firmada entre o Ministério da Saúde, que coordena, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que executa, e o banco alemão KfW, que financia.
O Prosar tem o objetivo de garantir a melhoria dos hábitos de higiene e, consequentemente, da saúde de comunidades do semi-árido piauiense. Entre as ações, o Prosar se responsabiliza pela construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário (incluindo um banheiro com chuveiro e pia em cada casa), com a estratégia de desenvolvimento e mobilização comunitária, na qual a participação ativa dos grupos beneficiados é amplamente incentivada, além de ser elaborado um trabalho de educação sanitária e ambiental.
“Felizmente, tivemos uma avaliação positiva por parte do banco KfW. O diretor para assuntos internacionais, Thomaz Victor, ficou satisfeito com o andamento do programa e colocou-se à disposição para novos investimentos”, disse Agenor Lira, diretor de Programas Especiais de Saúde no Piauí, reiterando que todas as obras do Prosar estão em andamento, bem como as licitações de outras, previstas para este ano. “São 25 obras em andamento, em oito municípios, beneficiando, especialmente, as regiões de Picos e Oeiras, que compõem o semi-árido piauiense”, completou.
O atual convênio garante ao Piauí investimentos em torno de cinco milhões de euros. Desse total, mais de R$ 400 mil já foram investidos. “As primeiras ações começaram em 1995, sendo renovado em 2005 e previsto para término em 2014. O banco faz doação de recursos para colaborar no desenvolvimento e saneamento rural do Piauí, além de outros três estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Ceará”, ressaltou Agenor Lira.
Os executivos do banco alemão KfW foram recebidos pelo secretário de estado da Saúde, Ernani Maia, acompanhado de representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e da diretoria de Programas Especiais de Saúde.
Por Flávio Moura