Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretário Ernani Maia aponta avanços no hospital de Castelo do Piauí
O gestor destacou as melhorias significativas na unidade de saúde
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, esteve no último fim de semana dando continuidade as visitas de monitoramento dos hospitais municipalizados. Desta vez as cidades visitadas foram Cocal do Piauí e Castelo do Piauí. O gestor destacou as melhorias significativas pelas quais passaram as unidades de saúde dos dois municípios nos últimos dois anos.
Acompanhado do Superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, do assessor especial Rubem Maia, o secretário Ernani Maia vistoriou um por um dos setores dos dois hospitais e, apesar das melhorias, afirmou que é possível, através da gestão compactuada entre município e Estado, levar infra-estrutura, equipamentos e profissionais de qualidade para avançar ainda mais os serviços de saúde da região norte do Estado.
“É importante que os prefeitos estejam nos passando suas reais dificuldades. Aqui em Cocal percebemos a angústia do prefeito por conta da saúde financeira da cidade que está irregular, mas com o nosso empenho e sensibilidade do governador Wilson Martins não irá faltar recursos para o funcionamento total desta unidade”, disse Ernani Maia.
Em Cocal, o Hospital municipal Joaquim Vieira de Brito, que antes servia de ponto de taxi, agora conta com um corpo funcional de 42 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e serviços gerais. No entanto, a diretoria reconhece que a infraestrutura está defasada. “Esperamos que a Sesapi possa o mais rápido possível nos auxiliar trazendo a melhoria necessária para nossos pacientes”, disse Valdir Aragão, diretor Geral do Hospital de Cocal.
Já em Castelo do Piauí, a realidade constatada por Ernani Maia e sua equipe é bem diferente. Com um corpo funcional de aproximadamente 90 funcionários, o Hospital municipal Nilo Lima possui modernas salas de parto, brinquedoteca para crianças, máquinas de Raio-X, sala especializadas de fisioterapia e médicos plantonistas. “Aqui a intenção é manter os serviços já existentes, reforçar as equipes do PSF e trazer um Centro Especializado de Odontologia-CEO, podendo assim atender tanto a população local como também os municípios circunvizinhos aqui da região”, destacou Ernani Maia.
O hospital conta ainda com enfermeiras plantonistas e salas de repouso humanizadas. “É fundamental este tipo de monitoramento, pois é através dessas visitas que o município vai ou não saber junto a Sesapi se irá aumentar ou mesmo pleitear novos recursos para a garantia de um bom atendimento”, frisou o prefeito da cidade, José Maia.
Durante a visita do secretario de Saúde do Estado a Castelo do Piauí, membros da diretoria do Hospital, como a diretora, Juliana Lima, a enfermeira Livia Franco o secretário municipal de Saúde, Ernandes Lima, também relataram as melhorias e quais as prioridades devem ser vistas pela Sesapi naquela unidade de Saúde.
Por Adriano Magno