Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi e Fapepi capacitam técnicos do PPSUS no Piauí
A capacitação atualiza os técnicos que trabalham com o Sistema de Informações de Ciência e Tecnologia em Saúde
Técnicos do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde no Piauí (PPSUS) participam, durante os dias 06 e 07 de março, da Oficina de Operacionalização do PPSUS, que está sendo ministrada pelo coordenador geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Luiz Marques Campelo.
A capacitação visa atualizar os técnicos que trabalham diretamente com o Sistema de Informações de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T). A equipe técnica que atua na gestão do Programa no Piauí é composta por representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O PPSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (SESs) e as Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) e tem como objetivo fomentar as pesquisas que apontam melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Luiz Marques, “é um tipo de fomento descentralizado de financiamento de pesquisas, que vai melhorar o sistema de saúde estadual. Além disso, o programa visa diminuir as desigualdades regionais no campo da Ciência e Tecnologia na área da saúde”.
A oficina está sendo realizada na sede da Fapepi e conta com suporte de informática disponibilizado pelo Ponto e Presença da RNP no Piauí (PoP-PI). As atividades serão executadas em duas etapas: a primeira consiste numa apresentação teórica das principais funções do sistema e a segunda na aplicação desses conhecimentos de forma prática.
Para o representante do MS, a partir desse treinamento os técnicos estaduais, tanto da Sesapi quanto da Fapepi, vão passar a ter maior domínio sobre a ferramenta de gestão em saúde, e, dessa forma, terão mais agilidade na articulação dos processos do Programa de Pesquisa para o SUS no Piauí.
“Esse sistema tem aproximadamente 120 funcionalidades. São 120 funções que podem ser exercidas para o controle da pesquisa em saúde, porém, para os técnicos estaduais a gente vai passar as principais funções que eles utilizam dentro das 10 etapas que o PPSUS possui. Desde sua seleção de prioridades até o seminário final”, explica o coordenador do Decit.
De acordo com a gerente técnico-científica da Fapepi e membro da equipe técnica em treinamento, Eliana Abreu, “a capacitação vai permitir que eles possam acompanhar o cadastramento das propostas que vão concorrer ao edital do PPSUS 2013, com previsão de lançamento para este mês de março”, conclui.
Por Eline Reis