Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Iniciadas obras de reforma e ampliação da Clínica Nefrológica do HGV
Devido às obras, alguns serviços foram transferidos para outras áreas do Hospital
Com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento e otimizar a qualidade dos serviços existentes, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), deu início às obras de reforma e ampliação da Clínica de Nefrologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A previsão de conclusão é de 180 dias. Devido às obras, alguns serviços foram transferidos para outras áreas do Hospital e o atendimento acontece normalmente.
Dentre as novidades, estão previstas a construção de salas para diálise pediátrica e de hemodiálise para pacientes agudos (sala de triagem), além da ampliação do espaço onde funcionava a parte administrativa e a aquisição de novas máquinas de hemodiálise. "Essa reforma nos dará condições de ampliar a capacidade de atendimento e promover uma melhoria na qualidade da assistência", explica Jarbas Alves, coordenador técnico da clínica,
Segundo Jarbas, diariamente o setor atende 36 pacientes renais crônicos para tratamento hemodialítico, nos turnos da manhã, tarde e noite, que são submetidos ao processo de hemodiálise nas 12 máquinas que a clínica possui. São cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogos e assistentes sociais, que garantem o funcionamento da única clínica pública nessa especialidade no Piauí.
O setor dispõe também de um ambulatório, para consultas e orientação aos pacientes que fazem a diálise peritoneal em casa, e 11 leitos de internação para pacientes graves. Os pacientes , que realizam três sessões semanais de hemodiálise, contam com transporte oferecido pelo Hospital e com duas refeições, conforme o horário em que as sessões são realizadas.
A estudante Tatiana de Sousa Ferreira, 26 anos, moradora do Parque Esplanada, zona Sul de Teresina, diz que há três anos faz sessões de hemodiálise na clínica. "A equipe de profissionais daqui é muito atenciosa e o atendimento é bom. Após a reforma , com certeza tudo ficará ainda melhor", declarou a estudante.
Por Solinan Barbosa