Chega ao Piauí nesta terça-feira (12), uma equipe técnica do projeto de geohelmintíase, da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. A equipe, que tem parceria com o Ministério da Saúde, estará nos municípios de Domingos Mourão e Piripiri para realizar pesquisa de âmbito nacional na área sanitária.

“Esta pesquisa tem por finalidade o diagnóstico coproparasitológico em âmbito nacional. O estudo tem como objetivo o diagnóstico por meio de técnicas direcionadas para amostras fecais humanas provenientes de cinco regiões brasileiras com intuito de conhecer a epidemiologia da geohelmitíase no país”, explica a coordenadora da 3ª Regional de Saúde, Miriane Araújo.
Segundo ela, o Governo Federal vem realizando mobilização das Estratégias Saúde da Família para a realização da pesquisa. “Serão coletadas amostras em indivíduos  cadastrados e inseridos nas ESFs”, disse.

De acordo com a Coordenadora da 3ª Regional de Saúde, Miriane Araújo, a pesquisa é de extrema importância para o Estado. “Este trabalho contribuirá para a elaboração de intervenções sanitárias e de saúde. Além do diagnóstico que a equipe faz em cada município, nos proporciona melhores condições para tratarmos de doenças causadas por parasitas, pois aqui no Território dos Cocais, no qual estão vinculado esse dois municípios, o segundo maior motivo de internações  hospitalares são as doenças infecciosas e parasitárias, necessitando por tanto de medidas mais efetivas”, finaliza a coordenadora.

Por Adriano Magno