Hérlon Moraes/Sesapi Prefeitos do Piauí aprovam cofinanciamento da saúde Os gestores assinaram nesta terça termo de adesão aos investimentos na saúde

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou na manhã desta terça-feira, 12, no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) a solenidade de assinatura dos Termos de Adesão referente ao Programa Estadual do Cofinanciamento da Saúde.

Com a presença do Governador do Estado, Wilson Martins, do secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, do presidente da APPM, Arinaldo Leal e centenas de prefeitos, foram assinados documentos que formalizam o repasse de recursos do Estado direto aos Municípios.

Os repasses atendem a uma demanda histórica para a evolução dos serviços da Atenção Básica nos municípios e vão auxiliar no atendimento à população, especialmente nos hospitais municipalizados. Wilson Martins garante que aquela prefeitura que mostrar interesse em trabalhar em parceria com o governo Estadual, os recursos, estarão disponíveis, no máximo até o final deste mês.

“Queremos dar infraestrutura e equipamentos necessários para que as cidades do interior possam mostrar resolutividade no atendimento. O prefeito que mostrar uma situação regular, basta abrir uma conta e estaremos repassando recursos do Tesouro Estadual até o final deste mês”, frisou o governador do Estado.

Até o momento, de acordo com o secretário Ernani Maia, já estão assegurados R$ 40 milhões por ano para serem investidos na recuperação de hospitais, contratação de profissionais, modernização e reforma de unidades municipais de saúde. “Estamos vivendo um momento histórico na saúde pública do Piauí. Tudo que se faz pela Saúde é em defesa do dom da vida e a determinação do governador foi que nós, da Sesapi, fizéssemos um estudo de como poderíamos melhorar o funcionamento dos hospitais, principalmente daquelas cidades mais carentes. Assim, em breve estaremos repassando o dinheiro para o pleno funcionamento daquelas cidades que trabalharão em parceria conosco”, destacou o secretário de Estado da Saúde.

Os repasses devem ser aplicados nas áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).De acordo com o Superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, neste primeiro momento, o governo atenderá a Atenção Básica e até o final deste semestre será a vez da Media complexidade. “A idéia é que cada município possa resolver os atendimentos sem precisar mandar paciente para Teresina. Estamos elaborando um planejamento que, além desse cofinanciamneto, a Sesapi irá amenizar a falta de médicos no interior, atendendo assim necessidades da média complexidade.”, explicou.

Prefeitos avaliam importância do cofinanciamento

Antes da solenidade da assinatura, Wilson Martins e Ernani Maia entregaram uma ambulância ao presidente da APPM, Arinaldo Leal, prefeito de Vila Nova do Piauí. O presidente avalia que este beneficio será um reforço a mais na melhoria dos serviços prestados a população das cidades do Piauí.

“Sentimos que o governo estadual está comprometido com o municipalismo. Esse dinheiro ainda é pouco, mas será muito bem vindo para que possamos gerir de forma melhor a área da saúde pública nas nossas cidades”, disse.

Outro prefeito que se mostrou satisfeito com a assinatura do cofinanciamento foi Paulo Martins, de Campo Maior. Para o prefeito, a parceria via município-estado é de extrema importância para o bom funcionamento da saúde pública. “Esta integração entre governo municipal e estadual só vem a beneficiar a população. É de extrema importância essa ajuda ainda mais neste momento em que muitas prefeituras passam por dificuldades”, analisa Paulo Martins.

Por Adriano Magno