Iniciada no último dia 11, a Semana Saúde na Escola acontece em todo o Brasil até o próximo dia 15. Até o momento, mais de 1.000 municípios já confirmaram a participação. A iniciativa tem parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). De acordo com a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Márcia Alcioneide, este ano os  alunos de escolas públicas terão a oportunidade de aprender mais sobre os seguintes temas: obesidade e saúde da visão.

Para Márcia, o evento vem atraindo diversos municípios pela possibilidade de integração entre alunado e a comunidade. “Esse projeto traz inúmeros benefícios não só para a escola, mas, também, para a comunidade daquela cidade, já que envolve alunos, professores, profissionais da saúde e familiares. Estamos satisfeitos porque, anualmente, estamos conseguindo atingir todo o Estado, levando mais qualidade de vida aos nossos alunos”, frisou.

De acordo com a diretora de Gestão da Seduc, Eudina Rocha, somente em Teresina cerca de 30 escolas públicas estão participando da Semana. Ela afirma que o rendimento dos alunos participantes do evento melhora dentro e fora da sala de aula. “A partir do momento que a criança faz uma alimentação saudável, ela passa a melhorar suas atividades curriculares e extracurriculares e, com isso, ao decorrer do tempo, ela mesma vai dando importância a uma alimentação mais seletiva”, destaca.

Esta é a segunda edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que faz parte do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação.  A grande novidade deste ano é a participação das creches e pré-escolas durante a mobilização. Ao todo serão beneficiadas cerca de 30 mil escolas públicas distribuídas em mais de 2.000 municípios brasileiros.
 

Por Adrianno Magno