O município de São Raimundo Nonato, extremo Sul do Piauí, entra para a lista das cidades-pólo do Estado que passam a oferecer os serviços de ortopedia, entre atendimento ambulatorial e procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. Os serviços serão oferecidos à população no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, referência naquela região.

A ação faz parte de um dos planos de maior destaque do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi): a descentralização de serviços de saúde de extrema relevância aos municípios do interior piauienses, como a ortopedia. Outras grandes cidades já dispõem desse serviço, a exemplo de Corrente, Esperantina, Campo Maior, entre outras, a partir da gestão governamental atual.

“Em São Raimundo Nonato nós começamos nessa quinta-feira (14), já realizando, de ontem para hoje, sete cirurgias ortopédicas. O Hospital Regional recebeu adequações e investimentos para que o serviço pudesse ser oferecido à população, além da alocação de profissionais da área, plantonistas, atuando, especialmente, nos finais de semana”, ressaltou Pedro Leopoldino, superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi.

A política de investimentos do Governo do Estado na área da saúde tem como principal foco a estruturação dos serviços de assistência, com destaque para a ortopedia, nas cidades do interior, a fim de evitar a transferência de pacientes para a capital, sobrecarregando os hospitais da cidade.

A equipe que vai atuar no Hospital Regional de São Raimundo Nonato conta com cirurgião ortopedista, anestesista e cardiologista, além da composição médica completa, que inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem.
 

Por Flávio Moura