Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (03) a relação dos  nomes dos profissionais médicos que mais se destacaram quanto ao volume de procedimentos cirúrgicos realizados durante o mês de março no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A divulgação do ranking tem motivado toda a equipe médica do Hospital e, consequentemente, garantido uma melhor assistência à população.

Os dados do mês de março trazem, liderando o ranking, o urologista Gonçalo Vilarinho, com 32 cirurgias realizadas. O segundo e terceiro mais bem colocados foram, respectivamente, o oftalmologista Luiz Augusto, 30 procedimentos, e o urologista Alesse Ribeiro, responsável por 27 intervenções cirúrgicas. Em quarto lugar aparece o ginecologista Benedito Borges, com 23 procedimentos. O cirurgião geral Élio Rodrigues, que realizou 21 cirurgias, obteve a quinta colocação.

Segundo o diretor-geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão, durante o mês de março foram efetuadas 702 cirurgias, correspondendo a um aumento de 16,23% em relação ao mês anterior, fevereiro, em que foram registradas 604 cirurgias. Ainda de acordo com Iglézias, grande parte dessas cirurgias é de pacientes transferidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de outras unidades da capital e do interior do Estado.

“Hoje estamos trabalhando no nosso limite de pessoal. Porém, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já começou a convocar profissionais aprovados em concurso público para trabalhar no HGV. Com esse reforço de pessoal, teremos condições de otimizar ainda mais o volume de cirurgias realizadas”, enfatiza.
 

Por Solinan Barbosa