Adriano Magno/Sesapi Hospital Areolino de Abreu comemora 45 anos Uma solenidade festiva com várias homenagens foi realizada no HAA

O Hospital Areolino de Abreu completou, nesta quarta-feira (03), 45 anos de fundação. Para comemorar a data, uma solenidade festiva com várias homenagens foi realizada na unidade de saúde, localizada na zona Norte da capital.

Foram homenageados servidores, pacientes e antigos diretores quem passaram pelo local. Na oportunidade, a diretora geral Maria das Graças Martins, destacou o empenho dos servidores na melhoria dos serviços prestados durante os anos de funcionamento do Areolino de Abreu.

“Sem a dedicação desses profissionais seria impossível obter o sucesso que o Areolino vem conquistando durante este tempo. Então nada mais justo que homenagear essas pessoas que trabalham em prol da psiquiatria no nosso Estado”, disse.

O hospital iniciou suas atividades destinadas ao tratamento de pacientes com transtorno mental passou por diversas transformações, e hoje desempenha um papel importante no diagnóstico, tratamento e reabilitação de cerca de 300 pacientes.

A servidora mais antiga daquela casa de saúde, Maria do Amparo Freire, foi uma das homenageadas com a Medalha “45 anos do Hospital Areolino de Abreu”. Ao receber a honraria, a funcionária agradeceu o reconhecimento e disse que mais da metade da sua vida foi dedicada a servir o HAA.
 “Fico emocionada de lembrar as dificuldades que já passamos para atender nossos pacientes. Hoje, a realidade é bem diferente e é isso que nos motiva a viver mais outros 45 anos trabalhando em prol da saúde dessas pessoas que nos procuram”, enfatiza.

Ainda na solenidade, várias personalidades ligadas a saúde pública do Estado também foram homenageadas. O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, foi um dos agraciados. Em seu discurso aproveitou para informar aos presentes dos novos serviços que o governo do Estado estará implantando na área da Saúde Mental. “Aqui estamos vivendo uma realidade, já que a reabilitação tem acontecido na maioria dos internos. O próximo passo é implantar uma espécie de Hospital das Clínicas, com serviços relacionados a psiquiatria e que possa reforçar ainda mais esses atendimentos”, destacou.

O Hospital Areolino de Abreu é considerado uma unidade de saúde referência em serviços de psiquiatria do Norte-Nordeste nas áreas em que é referência. “Agora começa a ampliar seu leque de especialidades médicas, melhorando a assistência a usuários do Piauí e até de outros estados”, afirma Socorro Moura, diretora administrativa.

Além da entrega de medalhas, os pacientes também participaram de diversas atividades culturais, café da manha e missa em ação de graça pelos 45 anos de fundação.

Por Adriano Magno