Adriano Magno/Sesapi Reforma do CAPSi está em fase de finalização O Centro, após a reforma, tem previsão para ser entregue no final deste mês.

Dentro das comemorações pelos 45 anos do Hospital Areolino de Abreu, a gerente de Atenção a Saúde Mental da Sesapi, Leda Trindade, e o secretário de Saúde Ernani Maia visitaram as obras do Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPSi), localizado ao lado do HAA. O Centro, após a reforma, tem previsão para ser entregue no final deste mês.

“O nosso objetivo é concluir o CAPSi o quanto antes. Até o final de abril esse local se tornará referência e o único do Estado a receber este público com estrutura moderna capaz de receber até 300 pacientes de 0 a 25 anos”, destacou Leda Trindade.

O Centro, antes da reforma, já adotava uma estrutura de atendimento entre casos intensivos, semi-intensivos e não-intensivos, nesse último tipo, em que crianças e adolescentes já se encontram num estágio de melhor controle.

“Aqui também envolvemos os pais e trabalhamos com a filosofia de reinserção na sociedade. Os pacientes fazem atividades individuais e em grupo, como os trabalhos de pintura, em argila, entre outros”, ressalta Leda Trindade.

O objetivo dos CAPs é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  

De acordo com o Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.

Por Adriano Magno