Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Evangelina Rosa realiza treinamento sobre Partograma
O principal objetivo é reduzir a incidência do trabalho de parto prolongado e obstruído
Os médicos e enfermeiros obstetras de várias regiões do Estado que atuam em postos de saúde e nas regionais do Piauí passam, nesta terça e quarta-feira (09), por um treinamento sobre metodologias do Partograma. São de noções de técnicas onde o principal objetivo é reduzir a incidência do trabalho de parto prolongado e obstruído, pelo reconhecimento precoce e, desta forma, reduzir as complicações decorrentes destas condições.
O curso, promovido pela direção da Maternidade Evangelina Rosa e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), pretende melhorar a qualidade de assistência as parturientes.
Na abertura do treinamento, os técnicos da Sesapi e membros da direção da Maternidade deram as boas vindas aos profissionais de saúde, repassando a eles a importância do curso para a diminuição da morbimortalidade materna e neonatal.
De acordo com a Superintendente de Assistência a Saúde, Cristianne Moura Fé, o objetivo principal desse treinamento é a melhora na assistência as gestantes do Estado. “A parceria entre Sesapi e a Maternidade Evangelina Rosa está levando pela primeira vez este curso a médicos e enfermeiros. Serão dois dias de muito estudo e técnicas importantes que visam dar mais humanização na hora do parto aqui e no interior”, frisa.
O curso acontece das 8h às 12h, dividido em turmas de 20 profissionais cada, e está sendo realizado no Auditório da própria maternidade. “Durante esses dois dias iremos mostrar a importância de se humanizar o parto, o atendimento a criança, aos acompanhantes e tudo que envolva essesdois profissionais”, destacou Alzenir Moura Fé, palestrante e Coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi.
Participam ainda do curso como palestrantes o diretor clínico da Maternidade Evangelina Rosa, Joaquim Vaz Parente e José Brito, médico obstetra.
Por Adriano Magno