Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Campanha de combate à hipertensão focará crianças e adolescentes
No Brasil, 6% das crianças e adolescentes são hipertensos e muitos não sabem que tem a doença
No Brasil, 6% das crianças e adolescentes são hipertensos e muitos não sabem que tem a doença, já que a maioria ainda acredita que a hipertensão é um problema causado apenas em adultos e idosos. Além disso, outro vilão que acomete essa população é a obesidade infantil. Crianças obesas têm até 8 vezes mais chances de desenvolverem hipertensão, seguido de colesterol elevado e do diabetes. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento continuado são muito importantes.
Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado da Saúde realizará uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Controle e Combate à Hipertensão Arterial. O evento será realizado no dia 26 de abril, no auditório do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense. Secretarias Municipais de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Escolas com Programa de Saúde na Escola estarão presentes para desenvolverem atividades alusivas a esse dia, de forma a chamar a atenção para essa que já é considerada uma epidemia mundial.
As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. A cada dois minutos no Brasil, uma pessoa morre por doenças relacionadas à hipertensão. Derrames cerebrais, infarto, morte súbita e insuficiência cardíaca e renal são alguns exemplos que poderiam ser evitados com a identificação precoce dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares (DCV) e intervenções médicas.
Os hábitos não saudáveis também refletem negativamente na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado e a atenção com os fatores de risco como colesterol elevado, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, além do histórico familiar para estas doenças, precisam ser redobradas para evitar que se tornem adultos doentes, evitando mortes precoces decorrentes de eventos cardiovasculares.
“A programação do evento inclui apresentação de documentários, distribuição e discussão de cartilha sobre hipertensão, distribuição e orientação sobre material educativo: alimentação saudável, atividade física, além de aferição da pressão arterial e avaliação antropométrica e orientação nutricional”, explica Gisela Brito, Coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.
A atividade terá início às 8h e segue até o meio dia. Para mais informações, a coordenação do adulto e idoso, responsável pela execução da atividade, encontra-se disponível através dos números: (86) 3216-3565/3568/9477-0986 e do e-mail casaisaude@yahoo.com.br
Por Flalrreta Alves