A campanha de vacinação contra a gripe começou dia 15 de abril em todo o Brasil e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) vacinará seus funcionários, obedecendo a determinação do Ministério da Saúde, que indica vacinar trabalhadores de unidades de saúde no período de 22 de abril a 3 de maio. A campanha inclui todas as unidades e postos de saúde do município durante seu horário de funcionamento.

De acordo o diretor do HGV, Carlos Iglézias, os grupos prioritários são funcionários que estão em pronto atendimento, de UTIs, os núcleos de epidemiologia. A campanha de vacinação está em consonância com o pacto firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, que prevê prioridades, metas e indicadores para o fortalecimento da saúde pública.

“A vacina aumenta a capacidade de responder às doenças evitando o agravo de saúde e, consequentemente, reduzindo o adoecimento e a mortalidade. Este ano, vamos encaminhar a lista de todos os nossos funcionários para que todos tenham direito a vacina, pois é importante para melhorar a resposta das defesas do organismo à doença”, declarou Iglézias.

A vacina protege contra os três vírus que mais circulam nesta época, inclusive o da influenza A (H1N1), também conhecido como gripe suína. A meta é vacinar, neste ano, mais de 80% da população prioritária.

Público alvo

A campanha visa a redução da morbimortalidade (impacto das doenças e dos óbitos que incidem em uma população) e as internações hospitalares, causadas pela Influenza, na população com 60 anos ou mais de idade, nos trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a Influenza, nas crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, nas gestantes, nos pacientes (nas demais faixas etárias) com outras doenças crônicas em curso que indique a necessidade de realização da vacinação, nos povos indígenas e na população carcerária.