Divulgação Caminhada marca lançamento de campanha contra a Síndrome Alcoólica Fetal O evento contará com a presença de José Mauro Braz de Lima

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, dentro das atividades do Simpósio Álcool e Drogas na Contemporaneidade no Brasil e no Mundo, uma caminhada no dia 25 de abril que marca o  lançamento da campanha de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A concentração acontece no Palácio de Karnak, às 8h. Na ocasião, o palácio do governo será abraçado pelos participantes, que seguem pela Avenida Frei Serafim até o Hospital Getúlio Vargas, onde acontece o simpósio.

O evento contará com a presença de José Mauro Braz de Lima, doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e referência em todo o Brasil e até no exterior sobre o assunto.

De acordo com o Doutor José Mauro Braz de Lima, o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez representa um dos mais sérios riscos para saúde física e mental das crianças e adolescentes, respondendo por prevalentes quadros de déficit mental e distúrbios de comportamento, além de malformações congênitas, sobretudo craniofaciais caracterizadas por microcefalia, microftalmia, retrognatismo, baixo peso e baixa estatura ao nascer, configurando, assim, a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

“No Brasil a SAF representa, sem dúvida, um das mais preocupantes questões da Saúde Materno-Infantil, sobretudo diante do preocupante aumento do consumo de álcool, notadamente de cerveja, registrado nestas duas últimas décadas quando nos tornamos um dos maiores produtores de bebidas alcoólicas do mundo. Vale observar que o Brasil passou a ser o terceiro maior produtor (e consumidor) de cerveja do mundo, ultrapassando a Alemanha, ficando atrás apenas da China e dos EUA”, explica o doutor.

A Sesapi encaminhará para as unidades de saúde do todo o estado, cartazes alertando para o perigo do álcool durante a gravidez.

O Simpósio
Temas como acidentes de trânsito e consumo de álcool, o alcoolismo na perspectiva da saúde pública, a situação do crack no Brasil e o avanço da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) serão abordados no Simpósio, que tem inicio no dia 24 de abril no auditório do DETRAN. Nos dias 25 e 26 as atividades acontecem no auditório do Hospital Getúlio Vargas.

Confira a programação clicando aqui