Há dois meses, o Núcleo de Educação Permanente e Práticas de Saúde (NEPPES) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) foi reativado. Coordenado pela Assistente Social Ana Maria Oliveira, o grupo conta com a participação de profissionais de diversos setores da instituição, como enfermeiras e assistentes sociais.

De acordo com o diretor geral da Maternidade, Dr. Francisco Martins, o Núcleo foi reativado como objetivo de qualificar os profissionais da casa considerando a realidade e a necessidade dos funcionários. A equipe vai realizar trabalhos de qualificação para todos os servidores.

“Este núcleo é de suma importância para avaliar o trabalho dos servidores e desenvolver atividades que qualifiquem todos os funcionários da casa. Este trabalho vai ter um reflexo positivo e a população vai sentir, diretamente, os benefícios do trabalho” , disse o diretor.

Entre os trabalhos que vão ser desenvolvidos, está a política de Humanização e Rede Cegonha e os Dispositivos e Direito ao acompanhante.

A Política de Humanização e Rede Cegonha consiste em executar atendimento mais humanizado priorizando a melhoria da assistência as pacientes da instituição. Os dispositivos são trabalhos de acolhimento e acolhimento de risco, ações que visam continuar dinamizando o atendimento, evitar filas e realizar atendimento imediato de acordo com a necessidade da usuária. O Direito ao acompanhante vai defender a garantia da permanência do acompanhante antes, durante e depois do parto.

O NEPPES iniciou a organização do planejamento das ações no começo do mês de março, neste momento o grupo esta finalizando o cronograma de atividades que serão desenvolvidas em 2013. Algumas ações já estão sendo realizadas e outras serão executadas em breve.

 

Por Aline Silva