Hérlon Moraes/Sesapi Alcoolismo e saúde pública marcam debates do 2º dia de Simpósio Dr José Mauro Braz de Lima falou sobre a carga do Álcool pra saúde

O 2º dia do Simpósio Álcool e Drogas na Contemporaneidade no Brasil e no Mundo, realizado no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), debateu o alcoolismo na perspectiva da Saúde Pública. A palestra principal do evento foi ministrada pelo Dr José Mauro Braz de Lima. Autoridades de várias instituições como Ministério Publico e Assembleia Legislativa participaram das discussões.

Para o secretário de saúde Ernani Maia, o simpósio representa a partida definitiva para vencer o avanço das drogas. “Precisamos frear esse mal que acaba com nossas famílias. Não vamos parar mais”, comentou o gestor.

O governador Wilson Martins, que não pode participar do simpósio por questão de agenda, disse que espera frutos positivos do evento.”Precisamos acabar ou diminuir os acidentes de transito e as mortes prematuras de nossos jovens”, afirmou.

O Dr José Mauro Braz de Lima falou durante a palestra sobre a carga que o alcoolismo e o consumo de drogas causam na saúde. “Sem falar na dor imensurável das famílias que perdem entes queridos”, comentou.

Após a palestra foi realizada mesa redonda mediada pelo coordenador da IV Regional de Saúde, Vinicius Oliveira. Participaram das discussões o neurologista e deputado estadual Francisco Ramos; o psiquiatra Lucio Pires, Dra Aderlane Maia, coordenadora do Centro Integrado de Assistência à Saúde da Policia Militar (CAIS) e o promotor Ubiraci Rocha.

“Estamos no caminho certo quando nos propomos a discutir o tema desta forma”, afirmou o promotor.

Em seguida, os participantes do simpósio foram conhecer as instalações do CAIS. O Centro atua na prevenção e tratamento de integrantes da Polícia Militar com problemas de saúde, dentre eles a dependência de álcool e química (drogas lícitas e ilícitas).

O CAIS possui consultório, sala de acolhimento, auditório e, após a reforma que está em andamento, ganhará 12 leitos para internação, cinco salas de oficina, palco para apresentações, quadra de esportes e horta. 

No período da tarde, o Dr José Mauro Braz de Lima ministra mais uma palestra, desta vez sobre a situação do crack no Brasil.