Thiago Amaral/CCom Secretário de Saúde entrega “Carta do Nordeste” à Ministra Ideli Salvatti

A ministra de Estado das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, recebeu das mãos do secretário de Estado da Saúde do Piauí, Ernani Maia, durante o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Piauí, que acontece nesta terça-feira (30) em Teresina, a “Carta do Nordeste”. O documento, elaborado no último dia 12, durante a primeira reunião de secretários de Estado da Saúde do Nordeste, em Fortaleza-CE, pede ao Governo Federal um incremento no teto financeiro dos Estados em 12%, em virtude das perdas causadas pelos efeitos da seca.

Segundo o estudo “Mudanças Climáticas, Migrações e Saúde: Cenários para o Nordeste Brasileiro, 2000-2050”, elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a queda na taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região deve chegar a 11,4% nos próximos anos.
 
“A ministra se comprometeu em entregar a 'Carta do Nordeste' para a presidenta Dilma Rousseff. São ações e investimentos que precisamos com urgência para enfrentar as consequências da seca no Nordeste. E isso envolve a saúde. Sem água não há vida”, disse o secretário.

“Esse estudo mostra a queda do nosso PIB, além do agravamento das doenças crônico-degenerativas da população de idosos, que aumentará de tamanho e deverá contribuir para uma elevação de R$ 1,43 bilhão nos gastos com saúde pública em 2040”, alertou Ernani Maia.

A "Carta do Nordeste" pede, ainda, ao Governo Federal, dentre vários pontos, universalização da água em quantidade e qualidade para consumo humano de todas as famílias do Nordeste, implantação de tecnologias diversificadas e apropriadas de captação e tratamento de água, assegurando o controle social na gestão e manejo de fontes de distribuição; que todas as escolas e unidades de saúde tenham oferta permanente em quantidade suficiente de água tratada; que garanta o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e que seja normatizado junto ao setor bancário para agilizar a liberação de recursos nos períodos de seca no Nordeste, além de garantir a aquisição de Estação de Tratamento Móvel para tratamento de água bruta, a ser destinada ao consumo humano, particularmente, ofertada por carro pipa.

Uma cópia do documento já havia sido entregue ao Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha, na semana passada, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília-DF. A próxima reunião dos secretários de Saúde do Nordeste acontecerá no final de maio, na cidade de Recife, Pernambuco.
 

Por Hérlon Moraes