Hérlon Moraes/Sesapi Sesapi vai elaborar projeto de ampliação do hospital de São Raimundo Nonato Ernani Maia e sua equipe visitaram o terreno onde será ampliado o hospital

O secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, afirmou neste sábado (04), que a Sesapi vai elaborar o projeto de ampliação do Hospital Regional Senador Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato. O gestor visitou a unidade de saúde e, apesar de atestar que é uma das melhores do interior do estado, com alto índice de resolutividade, não suporta mais a demanda da região.

“Essa é a minha terceira visita ao Candido Ferraz e hoje vamos começar a organizar o projeto de expansão do hospital. Precisamos ampliar as enfermarias, cozinha, repouso médico, melhor adequar a maternidade. Estamos estudando também já nesse projeto incluir a UTI do hospital”, afirmou o secretário.

Ernani frisou que as melhorias do hospital, que possui 58 leitos, se deram principalmente pelos recursos humanos, o que diminui o tempo de espera. “A gente diz que é um dos melhores, por que avançou mais que os outros, mas ainda não está como a gente quer. A saúde se faz com recursos humanos. Nos países avançados em que a população está satisfeita, 80% é só recursos humanos, isso diminui a espera. Por isso o governador fez um concurso e vai chamar todos para diminuir o tempo de atendimento”, ressaltou.

UPA deverá funcionar em 3 meses
O secretário visitou também a obra da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Segundo ele, é meta do governo colocá-la em funcionamento no prazo máximo de três meses. “É uma obra prioritária do governador e que está no sistema de monitoramento. Está pronta e equipada. A UPA deverá está aberta no prazo máximo de 3 meses, já funcionando”, garantiu.

A gestão da UPA, que terá 32 leitos de enfermaria e seis de UTI, será feita pelo estado através de uma organização social. “Os municípios não têm condições de fazer a manutenção de uma UPA deste padrão. O governo vai fazer uma licitação com uma organização social para geri-la”, explica o secretário.

A UPA de São Raimundo Nonato é do tipo II. Funcionará 24 horas em todos os dias da semana. O atendimento será focado no Acolhimento com Classificação de Risco, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, estabelecendo o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento em sala específica para tal atividade e garantindo atendimento ordenado de acordo com o grau de sofrimento ou a gravidade do caso.

Centro de Reabilitação
Sobre o Centro de Reabilitação de São Raimundo Nonato, Ernani Maia informou que o terreno onde será construída a obra já está regularizado e o contrato assinado com a Caixa. “Estamos só aguardando o projeto do Ministério da Saúde, que é padrão. O recurso já está empenhado para que possamos fazer a licitação e a execução da obra ainda este ano”, finalizou.

Ainda no município, Ernani Maia e sua comitiva, formada por arquitetos da Sesapi e o superintende de assistência a saúde, Pedro Leopoldino, participaram da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de São Raimundo Nonato.