A direção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) prepara uma homenagem a todas as mães que doarem sangue a partir desta quinta-feira (09).  A programação, que se estende até o próximo sábado (11) conta com diversas atividades, como distribuição de brindes e serviços de beleza.

As atividades acontecem durante todo o dia e só foram possíveis através de uma parceria entre o Hemopi e as empresas Racco e New Way. Já pela manhã as profissionais das duas empresas estarão oferecendo serviços de beleza como limpeza de pele, maquiagem e higienização das mãos.

“Como forma de agradecimento pelo gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas, estamos prestando essa homenagem simples, mas, ofertada de coração por nossos servidores e pelas empresas parceiras às mães que são verdadeiras heroínas do nosso dia-a-dia”, disse o diretor-geral do Hemopi, Antonio Lages.

A direção do Centro também pretende incentivar a doação feminina de sangue, despertando a sensibilidade da mulher piauiense para a importância do ato e a continuidade desse gesto, uma vez que o percentual de doações femininas é de apenas 28,5%. A mulher pode doar até três vezes num período de 12 meses, sem nenhum prejuízo para a sua saúde.

Quando as mulheres podem doar – Segundo a supervisora de coleta externa do Hemopi, Hortência Rocha, as mulheres podem doar sangue com a faixa etária de 16 e 67 anos. “Para isso, elas devem pesar, no mínimo, 50 kg, e, obrigatoriamente, é necessário portar um documento de identificação com foto”, informou.

Semelhante ao que é exigido para os homens, para que as mulheres doem sangue elas não podem ter contraído Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite nos últimos 10 anos. Também é necessário que elas respeitem um intervalo de três meses para que possam se submeter à nova doação.

O Hemopi está aberto para doações de sangue, diariamente, das 07h às 18h, e fica situado à Rua 1º de  maio, 235, Centro Sul, próximo ao Hospital Getúlio Vargas. Outras informações sobre doação de sangue estão disponíveis pelo telefone 0800 285 4989.
 

Por Adrianno Magno