Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
São Pedro do Piauí promove Seminário sobre a Atenção Básica
O evento teve o objetivo de fortalecer as equipes e melhorar os indicadores
O coordenador da IV Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira e a coordenadora de Gestão da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado, Luciana Sena, participaram nesta quarta-feira, 15 de maio em São Pedro do Piauí do I Seminário de Fortalecimento da Atenção Básica das equipes da saúde.
O evento teve o objetivo de fortalecer e integrar as equipes para um melhor desempenho de suas atividades e garantir um atendimento integral resolutivo à população, procurando melhorar os indicadores.
Participaram também do evento o prefeito de São Pedro do Piauí, Raimundo Ferreira; presidente da câmara dos vereadores, Marilda Texeira; secretária de Educação municipal, Eliana Ferreira; secretária da Saúde municipal, Luisa Helena; secretário de agricultura; Lucia Lopes e vários profissionais da área da saúde.
Na solenidade de abertura, o prefeito Raimundo Ferreira, destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é a mais poderosa política de inclusão social no Brasil, e que avanços como a redução da mortalidade infantil devem-se, principalmente, à estratégia Saúde da Família, valorizando a ação dos Agentes Comunitários de Saúde. O prefeito lembrou que o fortalecimento da Atenção Básica tem acontecido de forma gradativa independente de políticas partidárias. Raimundo falou, também, dos avanços alcançados graças ao SUS e à Saúde da Família.
Dentro da programação do evento, o coordenador Vinícius Oliveira, fez uma apresentação sobre a política de Saúde do Estado, abordando também o que é o PSF, como o programa foi imaginado, e como ele está sendo aplicado no Piauí, falou daimportância dos indicadores da Atenção Primária em Saúde e as vantagens para o município com a atenção primária.
“Queremos sensibilizar os gestores municipais para que conheçam a nova política de saúde adotada pela Secretaria Estadual de Saúde, no que diz respeito às estratégias do PSF, fazendo também com que eles conheçam as normas e diretrizes desses programas para que possam melhorar a qualidade de vida da população local, ampliando a assistência básica e melhorando a eficácia de aplicação da mesma”, afirma o coordenador.
Na oportunidade a coordenadora da Atenção Básica, Luciana Sena, fez uma apresentação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), falou da importância dos participantes compreenderem o projeto de fortalecimento da qualidade da atenção no município e da importância de realizarem o diagnóstico da gestão da qualidade, identificando as situações, problemas e, a partir desse diagnóstico, elaborarem uma matriz de intervenção.
Segundo Luciana “a proposta do PMAQ é garantir a universalidade e o acesso dos usuários à saúde, por meio dos cuidados primários, otimizando a promoção, a prevenção, assistência e reabilitação com foco na comunidade, propondo a redução das desigualdades”.