MDER Projeto Registrar será levado para o interior do Piauí Antes de terem alta, mães sairão com os seus recém-nascidos registrados dos hospitais

Numa parceria entre o Tribunal de Justiça do Piauí, o Governo do Estado e prefeituras municipais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está incentivando a instalação de setores de registro civil de recém-nascidos por todo o interior, através do “Projeto Registrar”.

O projeto Registrar tem como objetivo erradicar o sub-registro no Estado do Piauí. Somente em Teresina, a maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) registra por ano uma média de 12.000 partos. Com a recente implantação do Programa será possível melhorar o atendimento e aumentar o número de recém-nascidos que já saem da maternidade com registro de nascimento.  

Já no interior, a ideia da Sesapi é implantar os serviços do Projeto em 35 unidades de saúde. Com a implantação do programa todas as mães que derem entrada nos hospitais e maternidade para ter criança, antes de receberem alta, sairão com os seus recém-nascidos registrados.

Alem de Teresina, cidades como Campo Maior, Pedro II e Floriano se preparam para instalarem o Projeto Registrar. De acordo com o Superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, que esteve recentemente visitando diversos hospitais do interior, a medida visa dar mais agilidade na garantia ao Registro de Nascimento.

“Através deste trabalho articulado de vários órgãos, iremos oferecer mais cidadania às famílias carentes do Estado. Sem falar que a ausência do registro você não pode tirar nenhum outro documento e sem documento você não pode entrar em nenhum programa social. Então, é de extrema importância, é a base necessária para a cidadania”, ressalta.

Por Adriano Magno