Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Municípios conseguem reduzir acidentes causados por motocicletas
Os municípios de Landri Sales e Uruçuí conseguiram uma importante redução no número de acidentes
Rotineiramente, boa parte dos moradores das cidades interioranas costuma usar a motocicleta para o transporte familiar, arriscando, muitas vezes, a própria vida e a dos passageiros, seja pelo excesso na sobrecarga, seja pelo não uso dos equipamentos de segurança, como o capacete. O resultado são acidentes cada vez mais comuns e, consequentemente, a ascensão no número de pacientes ortopédicos.
Entretanto, duas cidades do Sul do Piauí vêm conseguindo êxito na conscientização de seus moradores sobre a importância do uso do capacete. Os municípios de Landri Sales e Uruçuí conseguiram uma importante redução no número de acidentes através de uma campanha realizada em parceria com o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e o Ministério Público.
A boa notícia foi comprovada de perto pelo secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, e sua equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que visitaram a região Sul para anunciar obras de reforma e ampliação dos hospitais de Landri Sales, Marcos Parente e Uruçuí.
Uma fiscalização mais rígida também foi uma das ações implantadas pelos municípios e fez com que a população de Landri Sales e Uruçuí passasse a adotar com mais frequência o uso do capacete. “No hospital recebíamos uma média de 18 vítimas de acidentes, mensalmente. Esse número reduziu pela metade depois dessa medida. A cena que antes era de total descaso com a vida, agora, mudou: ou seja, quase não se vê um motociclista pilotando sem capacete”, relatou o diretor George Castro, do Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus, do município de Landri Sales.
Landri Sales possui cerca de 5.700 habitantes e conta com um Hospital Municipal que realiza cerca de 200 atendimentos mensais. Já em Uruçuí, segundo a prefeita Débora Renata, também está sendo reforçada a segurança e a fiscalização para reduzir os acidentes de motocicletas. A cidade possui pouco mais de 20 mil habitantes e, nos últimos anos, as colisões envolvendo motos fizeram dezenas de vítimas.
“Queremos conscientizar a população para que pilote suas motos com segurança e para isso o capacete é indispensável. Por outro lado, também estamos recebendo apoio da Sesapi para melhorar nossos serviços de saúde, tanto que iremos, em breve, reformar e reequipar nosso Hospital. Ainda estamos dando seguimento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas, sem o bom comportamento das pessoas no trânsito de nada vai adiantar nossa estrutura”, destacou.
Entusiasmado com os resultados das duas cidades, o secretário Ernani Maia garantiu que a Sesapi tem todo o interesse de somar com as campanhas e, se possível, levar o modelo para outras cidades do Piauí. “É de extrema importância essa redução de acidentes de moto nesta região. Através de campanhas assim a população passa a ter mais consciência do perigo e aprende a pilotar a motocicleta com mais segurança. A ideia deve ser estendida a outras cidades e estamos com técnicos e toda a equipe à disposição dos gestores para mobilização de blitzen educativas e envio de materiais informativos, quando necessário”, ratificou.
Por Adrianno Magno