Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Semana de Enfermagem no HGV discute Qualidade e Segurança
Também foi abordado o papel da enfermagem no processo de Acreditação Hospitalar
Ainda dentro da programação da IV Semana de Enfermagem do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a consultora do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Isis Distrutti, falou do papel da enfermagem no processo de Acreditação Hospitalar. Segundo Distrutti, a qualidade nos serviços é também um processo essencialmente cultural e, dessa forma, envolve motivação, compromisso e educação dos participantes da entidade.
Segundo a consultora, atingir a Qualidade e a Segurança nos serviços de Saúde é um processo dinâmico, ininterrupto e de exaustiva atividade permanente de identificação de falhas nas rotinas e procedimentos, que devem ser, periodicamente, revisados, atualizados e difundidos, com a participação de todos. “O trabalho em equipe é essencial”, ressalta.
O processo de Acreditação de uma Unidade Hospitalar é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso, que tende a garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente aceitos pela instituição. No Brasil, há instituições acreditadoras da qualidade e segurança. A Joint Commission Internacional (JCI) é a maior do segmento em todo o mundo e é a instituição que vai certificar o HGV.
Ainda de acordo com Isis Distrutti, as Instituições acreditadas seguem padrões rígidos para o controle da segurança. “Para obter o selo de Acreditação da JCI, por exemplo, uma instituição de saúde leva, em média, dois anos para corrigir pontos falhos e atingir padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente”, acrescenta.
Para Isis, a certificação da avaliação hospitalar pelo processo de Acreditação que está passando o HGV aponta uma direção positiva na melhoria da assistência aos pacientes, bem como estabelece níveis crescentes de Qualidade. Os profissionais da área de enfermagem, por exemplo, têm contribuído para o desenvolvimento da qualidade assistencial e institucional participando dos processos avaliativos em situações distintas, isto é, em determinadas condições o profissional e seu trabalho são avaliados e em outros momentos, o enfermeiro é um dos agentes avaliadores, como nos casos da Acreditação e da avaliação dos riscos profissionais legais.
“Entende-se que o futuro será das organizações que possuírem algum tipo de certificação e que, de certa forma, quebrará o paradigma da fragmentação da saúde, proporcionando serviços que realmente atendam as necessidades da população, com segurança, inclusive, superando as expectativas dos pacientes, essência da excelência”, finalizou.
Por Fátima Oliveira