Hérlon Moraes/Sesapi Convênio vai garantir destino para os resíduos sólidos em Picos Os recursos financeiros são da ordem de R$ 500 mil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) firmou convênio com a prefeitura de Picos que vai proporcionar melhorias quanto a destinação dos resíduos sólidos no município. A assinatura do convênio aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) no gabinete do secretário Ernani Maia.

O convênio, que tem vigência de 1 ano, objetiva construir obras de vala impermeabilizadas e tanque de areação para disposição dos resíduos sólidos da cidade de Picos. Os recursos financeiros são da ordem de R$ 500 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

Segundo Ernani Maia, o convenio faz parte de uma ação definitiva para tratar a questão dos resíduos sólidos da macrorregião de Picos, mas que será concluído em duas etapas.
“Esta é a primeira etapa de uma ação definitiva, porém, ela já começa a ser montada através da construção de um aterro sanitário, o que consideramos como uma ação emergencial. Já licitamos recursos na ordem de 500 mil reais para esse aterro resolver de momento o problema do lixo daquela região”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário, a segunda etapa será a construção de uma usina de resíduos sólidos, que deverá captar o lixo das cidades circunvizinhas. “São ações desse tipo que queremos está  implantando em parceria com os municípios em todo o Estado”, pontua Ernani Maia.

Para o prefeito de Picos, Kléber Eulálio, o aterro sanitário é algo provisório até que a usina esteja pronta. “Já está licitado e autorizado via Sesapi e prefeitura,  a próxima etapa, que é a construção de uma moderna usina de resíduos sólidos. Essa obra trará a melhoria no destino do nosso lixo que os picoenses e toda aquela região sempre sonharam”, finalizou.

Por Adriano Magno