Samu Profissionais do Samu Aéreo iniciam treinamento O curso conta com cerca de 30 profissionais, entre médicos e enfermeiros

Os profissionais que vão atuar no Samu Aéreo do Piauí iniciaram, nesta sexta-feira (24), o curso de resgate aéreo. O serviço será lançado oficialmente pelo governador Wilson Martins, na terça-feira (28). As aulas estão acontecendo na sede da Coordenação Estadual do SAMU, localizada na Rua Jiló, Vila São Raimundo, nas proximidades da entrada do bairro Dirceu Arcoverde, na BR-343.

O curso conta com cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e os pilotos das aeronaves. A princípio, o serviço terá início com um avião, dependendo da demanda de atendimentos, a segunda aeronave passará a ser acionada.

“O nosso Estado agora possui mais uma ferramenta para salvar vidas humanas”, destacou Telmo Mesquita, coordenador de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O treinamento das equipes se divide em aulas teóricas e práticas e serão realizadas até o próximo domingo (26) nos turnos da manhã, tarde e noite. A empresa Grupo de Resgate e Emergência (GRE), com sede em Brasília, é a responsável pelo curso e ficará em Teresina durante os três dias, levando aos profissionais o que melhor existe em termo de operação hospitalar aérea.

Antes da aula inaugural, o presidente da GRE e instrutor do curso, Paulo Guimarães, foi recebido pelo secretario de Estado da Saúde, Ernani Maia, pela coordenadora Estadual do Samu, Christianne Leal, pelo diretor da DUDOH, Telmo Mesquita e pelo coordenador médico do Samu estadual, Gerardo Vasconcelos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, o curso vai possibilitar que os profissionais, já acostumados nas ações realizadas em solo, estejam habilitados para os atendimentos aéreos. “A intenção deste curso é melhorar a forma de abordagem dos nossos profissionais, que, diga-se de passagem, já são bem treinados. Queremos levar a todo o Piauí médicos e enfermeiros capacitados que possam salvar vidas a partir do momento que o paciente solicitar a nossa aeronave”, frisou o secretario.

De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Christianne Leal, o Samu Aéreo contará com equipes direcionadas para aeronave e para ambulâncias de suporte avançado. “Essas equipes irão se dividirem escalas de plantão de 12 horas, porque os voos, neste primeiro momento, serão feitos somente durante o dia, devido à maioria das pistas de pouso do estado não possuírem iluminação, mas por outro lado teremos equipe nas ambulâncias de suporte avançado dando suporte aquele paciente que precisar deste resgate aéreo”, pontuou.

As aulas estão sendo ministradas de 8 às 12h, 14h às 17h e 18h às 21h. No domingo, fechando o treinamento, as aulas práticas acontecerão no aeroporto de Teresina a partir das 14h.

Por Adriano Magno