Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi mantém ritmo acelerado no cumprimento de metas
Entre as ações, 24 dizem respeito a construções e implantações de novos serviços e outras seis sobre gestão
As 30 ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), propostas para este ano, estão com processos de andamento em plena execução, com cumprimento de prazos e datas marcadas para início dos serviços estipulados pelo gestor do órgão, Ernani Maia, em consonância com toda a equipe técnica e com o Governador Wilson Martins. As informações detalhadas foram apresentadas nesta tarde (27), durante a tradicional reunião mensal de monitoramento das metas, coordenada por Wilson. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak.
Entre as ações, 24 dizem respeito a construções e implantações de novos serviços e outras seis sobre gestão. Teresina, por exemplo, terá um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III), que funcionará 24h, numa casa ampla e bem localizada: ficará na Rua Magalhães Filho, Centro-Sul da capital. A casa já teve o contrato de locação assinado e, agora, passará por pequenas modificações em seu layout e instalação de móveis e outros equipamentos necessários para o funcionamento.
Por outro lado, o Centro de Referência Feminino, para atendimento e tratamento de usuárias do álcool e de outras drogas, também mantém ritmo intenso na execução de suas obras: o local funcionará onde antes existia o Centro Social Urbano (CSU) do bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina. Segundo o secretário Ernani Maia, a obra será entregue à população em agosto, como parte da programação especial pelo aniversário da capital.
O prédio-sede da Sesapi já teve iniciadas as suas obras de reforma. O local será o primeiro dos órgãos públicos estaduais a funcionar com abastecimento de energia solar. Já foi iniciado o processo de implantação desse tipo de energia, além do lançamento do edital para a climatização do prédio, previsto para o dia 20 do próximo mês. O local fica no bloco A do Centro Administrativo e estava interditado desde outubro de 2011, depois da ocorrência de um grave incêndio.
"Trouxemos para a reunião de hoje documentos e fotos que comprovam a celeridade no cumprimento de nossas ações. Amanhã, por exemplo, lançaremos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na modalidade aérea. No último final de semana fizemos o treinamento teórico e prático com os profissionais que, inclusive, receberão a posse na mesma solenidade, que contará com a presença do Governador Wilson Martins", disse Ernani Maia.
Outras ações também beneficiarão, diretamente, o interior piauiense. Os municípios de Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus terão, até o final deste ano, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cada, em pleno funcionamento, garantindo mais saúde e mais assistência à população, sem a necessidade de deslocamento para Teresina. Em Oeiras, por exemplo, últimos detalhes estão em andamento para que os serviços da UPA possam ser iniciados: a central de gases e a urbanização.
Outra importante ação, dessa vez, na área de gestão, diz respeito à seleção de novos diretores de hospitais regionais e estaduais, além de coordenadores das regionais de saúde. O edital foi lançado e as inscrições abertas. Os novos gestores terão dois anos para o exercício da atividade.
Por Flávio Moura