Com o objetivo de definir os indicadores que serão avaliados pela Joint Commition International (JCI) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), o consultor do Hospital Alemão Osvaldo Cruz- HAOC, Emílio Bueno, se reuniu hoje (12) com técnicos do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Segundo ele, essa definição torna-se necessária para garantir a padronização do processo de avaliação desenvolvido pela Instituição Acreditadora.

De acordo com o consultor, a definição dos indicadores que serão avaliados vai possibilitar um melhor gerenciamento do processo e também a melhoria das práticas e padrões aceitáveis nos serviços prestados, contribuindo para o aperfeiçoamento do perfil assistencial, através da adoção de novos hábitos e postura dos profissionais de todos os níveis e serviços.

O diretor do HGV, Carlos Iglézias, explica que todo esse processo que o HGV está passando vai possibilitar principalmente uma melhora na segurança e qualidade do atendimento ao paciente. “A escolha dos indicadores vai possibilitar medir os avanços dos documentos implantados”.

Emílio Bueno ressalta que a organização hospitalar é considerada um sistema complexo, onde as estruturas e os processos são de tal forma interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final.

“Sendo assim, neste processo, não se avalia um setor ou departamento isoladamente e sim a organização de forma global”, finaliza.

Por Fátima Oliveira