Adriano Magno/Sesapi Ministério da Saúde capacita Regionais do Estado no sistema E-SUS O Sistema E-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Atenção Básica, está dando continuidade a Oficina Estadual de Implantação do Sistema E-SUS. Neste segundo dia de treinamento, os apoiadores do Ministério da Saúde estão no Auditório do Samu Estadual, capacitando os diretores das 17 regionais do Piauí e técnicos da Atenção Básica da Sesapi.

Para a coordenadora de Gestão da Atenção Básica, Luciana Sena, o E-SUS vem para melhorar principalmente o atendimento aos pacientes. “Através deste sistema todos os prontuários que até então eram feitos manualmente serão feitos com maior rapidez através da internet, e quem ganha é o usuário, que passará a ser tratado com mais atenção pelos profissionais de saúde e, consequentemente, terá um atendimento mais rápido”, afirma.

O Sistema E-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da atenção primaria em nível nacional. “Já passamos por vários estados e aqui no Piauí, o Sistema já deve ser implantado após os técnicos do município baixarem o softwere, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia E-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico”, destaca Regis Oliveira, apoiador do Ministério da Saúde.

O sistema E-SUS AB foi desenvolvido para atender às necessidades de cuidado na Atenção Básica. Logo, o sistema poderá ser utilizado por profissionais das equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Consultório na Rua (CNR) e da Atenção Domiciliar (AD), oferecendo ainda dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A primeira versão do sistema apoia a gestão do processo de trabalho das equipes por meio da geração de relatórios, sendo que, a segunda versão contemplará várias ferramentas de apoio à gestão.

Cronograma de desenvolvimento do E-SUS

Com o uso do sistema E-SUS AB, a carga de trabalho empenhada na coleta, inserção, gestão e uso da informação será diminuída consideravelmente. O novo sistema permitirá que a coleta de dados esteja dentro das atividades já desenvolvidas pelos profissionais da AB, e não uma atividade em separado.

Ainda mais importante é o fato de que a informação agora estará disponível de forma fácil e acessível para os profissionais da assistência, permitindo ampliar a cultura do uso da informação para o cuidado da saúde da população.

Por Adriano Magno