A pedido da Maternidade Dona Evangelina Rosas (MDER), o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Ruszel Lima Verde, realizou nesta quinta-feira (13) palestra na instituição para esclarecer temas relacionados ao sistema legal de adoção de crianças menores de 3 anos de idade. Na conversa com os profissionais, o promotor convocou os funcionários da MDER para combater aliciamento de mães de bebês recém-nascidos para doação ilegal e dos cuidados no preenchimento da declaração de nascidos vivos.

“Além dos aspectos legais da adoção, que é feita prioritariamente através dos cadastros nacional, regional e municipal de adoção, salvo algumas poucas exceções, destacamos também a questão de preenchimento das declarações de nascidos vivos. Falamos muito neste documento porque uma declaração preenchida de maneira errada pode trazer problemas para registrar a criança e também dá margem para a duplicidade de certidão e a produção de certidão de nascimento falsas”, afirmou.

Para a diretoria da MDER a palestra foi de grande importância. Após este primeiro encontro, a maternidade pretende realizar outras atividades internas para treinar e orientar mais os funcionários sobre a maneira correta do preenchimento da declaração de nascidos vivos.

“ Vamos convocar o chefe de enfermagem para debater ainda mais o tema em reuniões menores com os profissionais da casa. Outra ação que vamos realizar é, por exemplo, em algumas situações que exijam mais atenção preenchimento dos dados, vamos designar uma pessoa exclusivamente para o preencher a declaração que, em hipótese alguma, pode ser rasurada”, afirmou o diretor Francisco Martins.

Participaram do evento funcionários dos setores de assistência social, cartório, enfermagem e médicos da instituição.

Por Aline Santos