Adriano Magno Coronel José Dias ganha Unidade Básica Avançada de Saúde A mais recente Ubas do Estado foi inaugurada na manha desta sexta

Levar mais serviços de qualidade para a saúde pública do interior do estado. Com este objetivo o governo do Piauí em parceria com as prefeituras municipais e o Banco mundial vem instalando em diversas cidades, Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS).

A mais recente Ubas do Estado foi inaugurada na manha desta sexta, 21, na cidade de Coronel José Dias, a 530 km de Teresina. A solenidade de inauguração contou com a presença  do governador do Estado, Wilson Martins, do prefeito do município, Manoel Galvão (Maninho), além de autoridades federais, estaduais e municipais. 

Apos visitar as instalações da Ubas, Wilson Martins destacou que os serviços oferecidos pela Unidade deverão funcionar na sua totalidade a fim de beneficiar os pacientes da cidade e da região. "É preciso que os profissionais possam se dedicar ao máximo para servir a contento a população desta cidade, que agora conta com ambientes modernos e prontos para dar um tratamento mais qualificado em diversas áreas", enfatizou.

O prefeito Manim além de detalhar a importância do local para a saúde da cidade, informou aos moradores que, a partir da próxima semana, todos os serviços estarão em pleno funcionamento. " Não podemos mais perder tempo com a saúde e essas obras do governo estadual mostram que podemos recuperar o tempo perdido. Agora temos aqui o que podemos chamar de um mini hospital e que os homens e mulheres da nossa cidade poderão já nos próximos dias utilizar os serviços todas as vezes que precisarem", disse.

A Ubas teve investimentos da ordem de R$ 350.000, além de aditivo do Governo estadual de R$ 150.000 em equipamentos. Todas elas seguem um modelo padrão definido pelo Ministério da Saúde onde terá na sua estrutura diversos  ambientes voltados para a atenção básica como consultório odontológico, sala de parto, farmácia, triagem, sala de vacinas, dentre outros serviços.

A moradora da cidade, Maria Dagmar, de 57 anos, definiu a Ubas como sendo um "presente de Deus". "Estamos muito felizes porque agora além das gestantes terem mais atenção, sei que esta unidade vai poder diminuir muito o sofrimento de quem mais precisa de médicos e de cuidados. Agora sim da até gosto de entrar neste hospital ", disse a moradora.

Por Adriano Magno