A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), através de Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) vai realizar no próximo dia 27, no Hotel Delta, em Parnaíba, o Seminário sobre o Sistema Nacional de Notificação para Vigilância Sanitária (NOTIVISA).

O Seminário, que tem como objetivo fazer a implementação e cadastro dos profissionais no Sistema NOTIVISA, vai reunir profissionais de clinicas e hospitais públicos e privados, hemocentro, vigilâncias municipais de Parnaíba e Luís Correia e Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o técnico, Benedito Júnior, a DIVISA tem ainda bastante dificuldade em fazer a atualização dos dados. “As pessoas estão fazendo as notificações de maneira errada, então a gente vai estar durante o Seminário explicando o funcionamento do Sistema e tirando as dúvidas mais frequentes dos profissionais”, disse.

O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/ pós-comercialização, por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixas técnicas associados aos produtos. O Sistema recebe as notificações relacionadas aos produtos sob vigilância sanitária – medicamentos, cosméticos, saneantes, agrotóxicos, equipamentos médico-hospitalares, entre outros.

A programação do Seminário acontece nos turnos manhã e tarde. A expectativa da DIVISA é a participação de no mínimo, 40 profissionais durante o evento. “Precisamos da participação das instituições convidadas para que elas saiam do Seminário cadastradas e sabendo notificar, e assim, darmos andamento ao Sistema”, ressaltou a técnica Lucélia Castro.

Com informações da ANVISA