Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi assina termo de compromisso do Programa SOS Emergências
O Hospital de Urgência de Teresina será o principal beneficiado com o novo programa do Ministério da Saúde
O secretário de estado da Saúde, Ernani Maia, assinou na manhã desta quarta-feira (26) o termo de compromisso que implanta o Programa SOS Emergências no Piauí. O novo serviço será destinado, especialmente, ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que é a referência no Estado no atendimento de alta complexidade em urgência e emergência. A solenidade de assinatura aconteceu no auditório do HUT e contou com a presença do prefeito da capital, Firmino Filho, do secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, além da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O objetivo principal do SOS Emergências é melhorar o atendimento ao usuário, garantindo mais recursos financeiros, melhor estrutura e investimento em pessoal, equipamentos e serviços. Com a assinatura, fica efetivada a participação do HUT no Programa SOS Emergências, já que contemplou, desde o seu lançamento, outros 24 hospitais em todo o país: aqueles que são considerados referência no atendimento de urgência e emergência em sua região, a exemplo do HUT.
“No nosso dia-a-dia vivemos lutando e refletindo sempre sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, gostaria de acentuar que este termo que estamos assinando agora tem uma grande relevância, porque, sobretudo, vai garantir melhorias a um dos pilares principais do SUS: a assistência. Essas melhorias serão intensificadas em sintonia entre Estado, Município e o Governo Federal e vamos beneficiar, além de Teresina, todas as cidades do Piauí”, enfatizou Ernani Maia, que, na oportunidade, também representou o governador Wilson Martins.
O SOS Emergências é uma ação estratégica entre as três esferas do poder: União, Estado e Município, a fim de melhorar a assistência nas urgências e emergências de todo o país, garantindo, especialmente, a redução das superlotações nos principais hospitais públicos, bem como, diminuindo o tempo de espera, que é um dos principais pontos negativos do SUS, registrados, recentemente, em pesquisa de opinião pública, segundo o secretário Ernani Maia.
Em entrevista coletiva, o diretor-geral do HUT, Gilberto Albuquerque, explicou que o novo programa do Ministério da Saúde destinará cerca de R$ 3,6 milhões para o custeio de reforma, ampliação e qualificação da assistência no Hospital de Urgência, beneficiando todo o Estado do Piauí.
Após a assinatura do termo, os gestores fizeram uma visita às instalações do Hospital, conferindo, inclusive, o andamento das obras do terceiro piso, onde serão instalados novos serviços e setores, que fazem parte da ampliação do HUT, com aporte de recursos do SOS Emergências.
Fazem parte dessa ampliação, segundo o diretor, o centro cirúrgico, que terá seu aumento em cerca de 50%, com três novas salas; o pronto-atendimento, a lavanderia, a esterilização e novos leitos de enfermarias, além de novas duas UTIs, com 10 leitos, cada.
Por Flávio Moura