Exercícios de respiração, alongamento, relaxamento, minutos de silêncio e reflexão sobre sua vida pessoal e profissional foram algumas das atividades realizadas nesta terça-feira, 25 de junho, no II módulo do curso de capacitação do “Programa Transforma – Saúde Corpo/Mente/Sociedade”. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a IV Coordenação Regional (IV CRS), onde participam cerca de 30 servidores da saúde e da Polícia Militar do Piauí.

Neste segundo momento, o curso foi ministrado pela psicóloga Soraya Pessoa e pelo defensor público, Rogério Newton, membros do Instituto Visão Futuro no Piauí. O Programa Transforma se desenvolve em seis módulos, com intervalos de cerca de 10 dias entre cada um, com reuniões motivacionais.

ENTENDA O PROGRAMA

Pesquisas médicas mostram que velhos hábitos prejudiciais podem ser substituídos por novos hábitos saudáveis em um período de, no mínimo, 60 dias para o processo de recondicionamento, com reforço contínuo do novo hábito. Pensando assim, a capacitação vem objetivando estabelecer novos padrões de emoções, cognição e ação no indivíduo, e promovendo as mudanças positivas e coerentes nas organizações.

No entanto, não somente as dimensões técnicas e intelectuais serão abordadas durante o curso, mas, as dimensões emocionais, intuitivas e espirituais do ser humano, enfatizando os valores éticos universais. 

ESTÍMULO 

A servidora da IV CRS, Socorro Viana, se senti privilegiada em participar. “Reunir a equipe da regional foi uma excelente ideia. Precisávamos desse momento. A rotina do dia a dia deixa a gente em ritmo acelerado e é muito bom ter esses momentos de relaxamento”, relata Socorro.

Para o monitor do curso, Rogério Newton, o programa está com certeza mudando a rotina dos servidores “Já percebemos a interação, trabalho coletivo unindo pessoas de diferentes diretoria e gerências que não se conheciam. Essa sensação de família, de união de respeito, fazem parte do novo paradigma”, relata Rogério.

Já para a técnica de laboratório da IV CRS, Leidy Cardoso, este curso é de extrema importância tanto para o desempenho pessoal como profissional “Essa prática nos ajuda no auto conhecimento e nos mostra que somos capazes de ir muito além do que imaginamos. Desperta nossas qualidades e nos ajuda a melhorarmos nossas fraquezas. Enfim, na correria de hoje é muito importante essa pausa para nos conhecermos melhor, e automaticamente sermos seres humanos melhores”, finaliza.

Por Michele Furtado