A campanha de vacinação contra a Poliomielite teve êxito de cobertura em apenas 72 municípios do Piauí, que correspondem a 32% do Estado. Barras, Cabeceiras e Esperantina, por exemplo, estão entre os municípios que atingiram a meta, além de Domingos Mourão e Lagoa do Piauí, que ultrapassaram os 100% de cobertura. Teresina teve apenas 78,26.

A campanha teve início no dia 08 de junho e seguiu até o dia 21 e, em todo o país, apenas dois estados alcançaram a cobertura. Com isso, o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação continue em todo o país, informando no site da campanha. A coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes, explica que não foi estipulado um prazo de extensão, mas, que o sistema de informações ficará aberto até o dia 05 de julho.

“Já enviamos um documento aos prefeitos e secretários de Saúde, principalmente, dos municípios com baixa cobertura vacinal, para que seja reforçada e incentivada a busca ativa das crianças de seis meses a menores de cinco anos, para receberem a dose da vacina, bem como, para que cobrem a informação das doses administradas nesses municípios”, comenta Doralice.

O sistema disponível pelo Ministério da Saúde trata-se do SI-PNI, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, disponível para que as Secretarias de Saúde informem a quantidade de vacinas aplicadas e o público específico de cada dosagem. Esse sistema é fechado pelo próprio Ministério para uma avaliação e controle de como foi a campanha de imunização – no caso, a Poliomielite, doença que já não registra novos casos no país, mas, que precisa receber o certificado de erradicação.

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a necessidade de a população procurar os postos de vacinação. A campanha já acabou, mas, as vacinas continuam disponíveis na maioria dos postos de saúde do Estado.
 

Por Flalrreta Alves